RESPM-SET_OUT-2015-baixa

setembro/outubrode 2015| RevistadaESPM 93 bilhõesolimiteparaaaprovaçãodenovasoperaçõescober- tas peloFundodeGarantia àsExportações (FGE), alémde aprimorar e facilitar diversosmodelos definanciamento. Por fim, o Plano Nacional de Exportações prevê ainda o aperfeiçoamento demecanismos e regimes tributários para apoiar exportações. Esse último pilar, não menos importante, sugere que é primordial a simplificação do atual sistema tributário referente ao comércio exterior, indicando tambémanecessidadede se reduzir oacúmulo de créditos tributários. Iniciativas como essas se tornamcada vezmais urgen- tes eprecisamser postas emprática, pois as vendas exter- nas brasileiras, emseu valor total, vêmrecuando por três anos consecutivos, e a expectativa é de que apresentarão nova queda neste ano. Para 2015, o Banco Central prevê que as exportações brasileiras atingirãoUS$200 bilhões, sendo que, no ano passado, somaramUS$ 225 bilhões. Embora sejaa sétimamaior economiamundial, oBrasil ocupasomentea25ªposiçãonorankingdepaísesexporta- dores.Onúmero,entretanto,nãodeveservistocomnegativi- dadeapenas,massimcomoummardeoportunidadespara crescimento, aindamaisnestemomentonoqual, olhando para dentro, o consumo das famílias teve a maior queda desde 2008 ao encolher 1,5%no primeiro trimestre deste ano. As vendas externas e, portanto, as relações comer- ciais internacionais revelam-se comouma das principais apostas dos especialistas para a retomada da economia. No Brasil, quando falamos de exportação, deparamos coma tendênciade sepensar sobre transações comerciais entrenações, envolvendomovimentaçãode produtos. As nossas exportações são concentradas emoportunidades de business to business , que posteriormente impactarãoos consumidores dos demais países, de forma indireta. Vale lembrar, no entanto, que o comércio internacional viven- ciou uma grande transformação nas últimas décadas. As empresas passarama participar da atividade ao redor do mundo, exportando tendências, ideias e conceitos — um cenário no qual o insumo se torna irrelevante diante da marca e de todos os seus atributos. Estudosapontamqueasexportaçõesamericanas sofre- ramuma considerável redução emunidade de peso (tone- ladas), nosúltimosanos. Issosedeuporque, cadavezmais, A redeGiraffas passou cinco anos estudando omercado americano de alimentação para, em julho de 2011, inaugurar sua primeira unidade internacional, na Flórida, EstadosUnidos. Hoje conta comdez restaurantes no exterior

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