RESPM-JAN_FEV 2016
JANEIRO/FEVEREIRODE 2016| REVISTADAESPM 39 Ainovaçãoéa locomotiva dasociedadenacrise! Nosso futuro depende cada vezmais das Cidades Inteligentes, que utilizama tecnologia para integrar todas as operações e serviços prestados aos cidadãos e, com isso, otimizar os gastos públicos. ASmart City de Santander, por exemplo, já registra uma economia de 25%na conta de energia elétrica e 20%nos custos de coleta de lixo Por Daniel Mirabile shutterstock H á alguns anos, vivemos um cenário de crise, que não se restringe somente ao âmbito econômico, mas tambémao esgo- tamento de recursos naturais, à insegu- rança que ronda as pessoas e à saúde. Neste contexto, estou certo de que a inovação é a forma mais eficaz de mitigar futuros impactos negativos e tambémoferecer soluções a impasses já existentes. Ao contrário do que a maioria pensa, a tecnologia não é apenas um investi- mento ao alcance das grandes e ricas corporações, que têm dinheiro suficiente para comprar plataformas superelaboradas, a fimde potencializar sua produtivi- dade e otimizar seus processos. Vejo-a, na verdade, como uma ferramenta essencial no sentido de ajudar a socie- dade a resolver muitos dos seus problemas, bem como evitar, inclusive, que novas crises surjam. A inovação dentro da tecnologia é utilizada, sim, nas grandes organizações, tal como sepensa. Eessa evolução é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento de toda a cadeia empresarial. No entanto, neste espaço, meudestaquevaiparaoaproveitamentodenovassoluções voltadas ao dia a dia das pessoas, trazendo praticidade, facilidade, economia e, semdúvida, modernidade para a vida dos cidadãos. A tecnologia de ponta pode ajudar no tratamento de água, na prevenção a deslizamentos de encostas, namelhoriadas culturas agrícolas, nadetecção de doenças, e isso somente para citar alguns exemplos. Vejo, portanto, que o futuro próximo depende, cada vezmais, da criação em todo omundo das Cidades Inte- ligentes, cujo conceito se baseia na integração total de todos os serviços, como transporte, atendimento àpopu- lação (bombeiros, ambulâncias, entre outros), pormeio
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