RESPM-JAN_FEV 2016

JANEIRO/FEVEREIRODE 2016| REVISTADAESPM 87 Nos dois casos, os rótulos acabaram gerando certa cegueiradopotencialdecadaum.Ogerentedemanutenção éumlíder de sucessoao longode sua carreira, alémde ser umbomgestor de projetos, mas não enxerga nada disso. A jovem temdificuldade de descrever no seu currículo todooseupotencialparaatuaremambientesinovadoresde marketingevendasouaindaasuafacilidadedetrabalharde forma cooperada na busca de novas descobertas. Ela até já vivenciouessahabilidadeemumaexperiênciaprofissional. Entendaquevocêémuitomaisdoquedelimitaonome do seu último cargo ou a sua formação acadêmica. Mas o que fazer para tornar isso visível? O primeiro passo é pedir para que pessoas próximas descrevamcomo te enxergam. Saiba ouvir. Anote o que você concorda, deixe seu orgulho de lado, explore o que não concorda. Aí pode ter pontos para melhorar a sua vida. Aproveite que está em suas mãos a oportunidade de descobrir o que faz melhor e o que lhe satisfaz inter- namente. Descreva o novo produto que você descobriu. Aspessoascitadasnesteartigojáfizeramessamudança. As decisões referentes à carreira envolvemabuscapor evitar oarrependimento. Ointeressante éque, nahorade decidir por um novo emprego, habitualmente não reco- nhecemos esse sentimento como um componente do julgamento. Saber da sua existência e de sua ação pode evitar armadilhas danosas que distorcemas decisões. Muitas vezes, as pessoas fazem previsões ou tiram conclusões exageradas sem ter evidências suficientes para isso. Tendemos a superestimar a nossa compreen- são do mundo e subestimar o papel do acaso. O que vai acontecer no futuro não está vinculado por forças divinas do passado, como às vezes tentamos racionalizar. Ao contrário, as divindades que você evoca privilegiam as incertezas, o que nos dá novas chances de sucesso. Lembre-se, você é muito mais do que des- creve o seu currículo. Aqui entre nós, você já pensou nisso? Roberto Camanho Engenheiro mecânico pela FEI/SBC e mestre em inovação pela FEI/SP, consultor, professor de análise das decisões e estratégia empresarial na ESPM/SP e pesquisador em processos decisórios do Núcleo Decide da FEA/USP shutterstock OAirbnb tambémganhou formaapósacrisede2008e, comummodelodenegócios inovador, acabouse transformandona maior empresadehospedagemdomundo,mesmonãosendodonadeumquartosequer

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx