RESPM-JAN_FEV 2016

JANEIRO/FEVEREIRODE 2016| REVISTADAESPM 9 Casa limpa, dinheironocaixa Por Arnaldo Comim Foto: Divulgação O consultor e teórico emadministração de empresasMasaaki Imai é uma teste- munha privilegiada da esmagadora migração da indústria do Ocidente para o Oriente, nas últimas cinco décadas. Nascido em Tóquio em 1930, Imai teve a oportunidade de trabalhar em uma agência de fomento japonesa nos Estados Unidos, no início dos anos de 1960, em busca dos melhores processos produtivos que pu- dessem alavancar a emergente indústria do seu país. Desde então, especializou-se em ges- tão empresarial e tornou-se mundialmente conhecido como o mentor do método Kaizen, uma filosofia que prega amudança (“kai”), emprol do benefício contínuo (“zen”). Simples no conceito, Kaizen resume uma série de práticas, das mais simples até as de alta complexidade de logística e engenharia, que propõem uma profunda mudança de pen- samento na gestão corporativa. Dela derivam modelos amplamente utilizados pelo mun- do, a exemplo do Lean e do Toyota Production System (TPM), que introduziram sistemas célebres como o just in time . Embora esteja muito ligado ao setor industrial, Imai enfatiza que o Kaizen serve para qualquer empresa, de qualquer porte ou área de negócios. “É uma forma de pensar a organização, a partir de muitas ideias de senso comum, que você pode aplicar até na sua casa”, sintetiza. O Kaizen se baseia em dois pilares: gestão financeira e operacional dos negócios. Por isso não é apenas uma prática para o “chão de fábrica”. Mas é lá que ganha força, ele explica. “Nossa filosofia prega que cada indivíduo pode melhorar seus processos, na limpeza do ambiente, organização do ambiente de trabalho, eliminação de desperdícios, visando a umproduto final melhor para o consumidor.” A essência desse pensamento é fazer mais commenos. E cada vez melhor. Cortar gastos permanentemente, melhorar a qualidade do produto, ter mais eficiência em investimento, simplificar a gestão e os processos internos. Uma receita que servede inspiração emtempos difíceis na economia, como a que o Brasil vemenfrentando e que deve perdurar ao longo de 2016. “A crise é o melhor momento para introduzir o Kaizen”, assegura o seu idealizador, que neste ano lança a edição nacional do Prêmio Kaizen-Lean, emparceria coma ESPM. Os melhores cases brasileiros serão premiados com inscrições para o Japan Benchmark Tour.

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