RESPM-JAN_FEV 2016
REVISTA DA ESPM | JANEIRO/FEVEREIRODE 2016 94 LEITURA RECOMENDADA Expressõesartísticasurbanas: etnografia e criatividade emespaços atlânticos Organização: Lígia Ferro, OtávioRaposo eRenata de SáGonçalves Editora Mauad X – Rio de Janeiro – 2015 248 páginas – R$ 44,00 O fio condutor desta obra é o diálogo sobre expressões artísticas, como a dança (funk, hip hop e samba), as manifestações festivas, a música e a fotografia, enfocando a perspectiva etnográfica dessas manifestações em diversos contextos urbanos. Assim, o livro debate a linguagem artística nas suas variadas perspectivas, cujas mar- cas e inscrições não se esgotam dentro e fora de instituições culturais, galerias de arte, festas, ruas, muros, becos etc. Lígia Ferro é pesquisadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia no Instituto Universitário de Lisboa Otávio Raposo desenvolve pós-doutorado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia de Lisboa Renata de Sá Gonçalves é professora do Departamento de Antropologia da UFF Projetos de tecnologia de informação AlbertoLuizAlbertin e RosaMaria deMouraAlbertin Editora Gen |Atlas – São Paulo – 2015 344 páginas – R$ 105,00 As organizações têm feito uso intenso de Tecnologia de Informação (TI). A preparação e a entrega do produto ou serviço de TI ocorrem por intermédio de projetos que devem ser gerenciados de forma eficiente e efetiva. Resultado da experiência de seus organizadores e autores, a obra detalha como é rea- lizado o gerenciamento de projetos de TI bem-sucedidos. Ao longo de muitos anos, a percepção de que os projetos de TI em geral apresentam resultados diferentes dos planejados, em especial referentes a tempo, custo e funciona- lidade, levou os autores a estudar e a pesquisar sobre o tema. Alberto Luiz Albertin é mestre e doutor em administração pela Faculdade de Eco- nomia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Rosa Maria de Moura Albertin é doutoranda e pós-graduada pela FGV Produção de conteúdos educacionais Andrea Filatro e SabrinaCairo Editora Saraiva – São Paulo – 2015 480 páginas – R$ 89,00 Como preparar uma aula para os cursos de educação a distância? De acordo com as autoras, essa produção de conteúdo deve ser multidimensional e criada por pro- fissionais das várias áreas, como design, tecnologia, administração e comunicação. Tal parceria visa a um único objetivo: desenvolver conteúdos relevantes, que façam diferença no processo de ensino. O título apresenta 15 capítulos, divi- didos em três partes: framework teórico; gestão da produção, design instrucional e plano do projeto; e atividades de produção. Andrea Filatro é mestra e doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP e atua como consultora em educação on-line no setor acadêmico e corporativo Sabrina Cairo é jornalista formada pela Cásper Líbero, com extensão emmarketing pela University of La Verne
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx