RESPM JUL_AGO 2016

julho/agostode 2016| RevistadaESPM 21 shutterstock “Try not. Do or do not. There is no try.” Mestre Yoda É curioso ver o Google e a Apple apresentarem seus projetos de veículos autônomos. A pri- meira impressão é que são protótipos repletos de futurologiaparapromover a imagemde rup- tura tecnológica dessas empresas.Mas não é bemassim! Essas empresas consideram que a função principal de um veículo é transportar pessoas de um lugar para outro. O foco delas é fornecer serviços personalizados demobilidade emvez de apenas o veículo. Dependendo do contexto, o serviçopoderá ser o fornecimentode uma versão econômica para trabalhar e outramais confortá- vel e de luxo para umpasseio noturno. Os testes com protótipos de veículos autônomos do Google, que dependem apenas de seus sensores e software para conduzir a si mesmos, iniciaram-se há pouco tempo, em 2012. Inicialmente, a empresa optou por modificar veículos convencionais, entre eles uma SUV da Lexus, que percorreu 480 mil quilômetros em freeways . Coma evolução do projeto Driverless Cars (car- ros autônomos, sem condutor), tem início o desenvol- vimento de veículos elétricos construídos a partir de novas concepções, como o fato de o veículo não preci- sar mais ter volante nem pedais. Surgem assim os competidores não convencionais dos tradicionais fabricantes de veículos. Eles produ- zem computadores sobre rodas para venderem ser- viços personalizados de mobilidade. Enquanto isso, as tradicionais montadoras da indústria automobi- lística adotam a tática evolucionária e constroem veículos melhores. Essa precisa análise do momento que vivemos está descrita no artigo Industry 4.0: business in the age of per- sonalisation , publicado pelo World Economic Forum, em 27 de junho de 2016. A questão é que os softwares estão permitindo uma fácil transição de produtos para serviços. O conceito já foi válido, pois amaior empresa hoteleira do mundo, a Airbnb, e a maior empresa de táxi domundo, o Uber, são empresas de software e não possuemnenhum ativo, seja ele hotel, seja ele veículo.

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