RESPM JUL_AGO 2016

julho/agostode 2016| RevistadaESPM 39 em situações inusitadas. Na verdade, eles são fruto de muitos estudos e análises que devem ser considerados no processo de tomada de decisão. Para se chegar a uma grande ideia acerca de um novo produto ou serviço, ou a respeito damelhoria das soluções atuais da empresa, o caminho passa por metodologias de análise e valida- ção de hipóteses que, de forma combinada, constituem o planejamento estratégico da organização. Mais que uma bíblia para consultas eventuais, o planejamento estratégico reúne uma série de ações combinadas que, ao seremexecutadas de forma ordenada e emconjunto, geram a vantagem competitiva almejada pela organi- zação. Jim Collins, um dos principais autores sobre o sucesso das empresas, afirma que aquelas companhias que apresentam os melhores resultados olham para os próximos 25 anos e sabem bem aonde querem chegar. E, combase nisso, traçamseus planos, sempre comfoco na manutenção da competitividade. Comquemasempresaspoderiamcontarparaapoiá-las na busca de inovações disruptivas e no aperfeiçoamento dos sistemas de gestão, para se tornaremmais produti- vas e capazes de entregarmais valor aos clientes?Quem seria o melhor parceiro nessa busca? As consultorias, que vão desde empresas internacionais commetodolo- gias estruturadas e instituições de ensino superior, até consultores independentes que se associampara even- tualmente trabalhar em projetos maiores. Cada uma dessas soluções traz vantagens específicas e possuem suas fragilidades. Vamos começar a abordar os prós e contras dos consultores independentes, um grupo formado em sua grande maioria por ex-diretores ou ex-gerentes de grandes empresas. Sua proximidade, vinda do pas- sado ou adquirida após longos períodos trabalhando praticamente dentro das organizações, lhes permite conhecer muito bem os processos, a cultura, os execu- tivos e os desafios do mercado. Respondem, portanto, de forma muito adequada quando se busca melhoria contínua, quando a forma tradicional de operar ou de fazer negócios não precisa ser contestada de forma integral, pois se trata de um apoio para maximizar a eficácia dos processos existentes. Em geral, os con- sultores são bem preparados e sua maior contribuição vem da intimidade e do envolvimento com a empresa, o que lhes permite sugerir pequenas mudanças que levam a uma melhoria sutil da produtividade. Não seriam, contudo, os melhores parceiros para fazer a empresa pensar de forma disruptiva. Ou seja, par- tindo-se do pressuposto de que uma nova solução para os clientes da empresa pode deixá-la em grande vul- nerabilidade, é preciso recomendar a implementação de mudanças radicais, antes que esse novo entrante ou substituto chegue. Muitas vezes a proximidade do consultor com a diretoria da empresa impede que ele AgoraéavezdeaTVacaboenfrentar umdeseusmaiores desafios: ocrescimentodoNetflix AredeBlockbusterchegouatermaisdenovemil estabelecimentosnosEUA,masfoisubstituídapelaTVacabo shutterstock shutterstock

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