RESPM JUL_AGO 2016
julho/agostode 2016| RevistadaESPM 41 a argumentação defendida. Aesse respeito uma referên- cia consistente provém do Instituto de Consultores do Reino Unido: “O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pes- soas independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito à política, organização, procedimentos e métodos, de forma a reco- mendarema ação adequada e proporcionaremauxílio na implementação dessas recomendações”. M.Kurb, em Consultoria: um guia para a profissão (Editora Guanabara, 1986) Em relação à natureza do serviço, fica explicitado o caráter investigativo que irá se expressar na forma de levantamento de informações e pesquisas, sua análise detalhada, usualmente com a aplicação de instrumen- tos que irão auxiliar na identificação e compreensão de problemas equestões essenciais relacionadas ao sucesso das organizações, bemcomo na fundamentação de pro- posições, as quais podemser formatadas como recomen- dações, diretrizes ou planos de ação. No que diz respeito ao tipo de conteúdo, podem-se observar três focospredominantes relacionados aonegó- cio, à organização e à sua estratégia. No que tange aos negócios, ela pode ajudar a entender omercado no qual a empresa se insere, auxiliar na indução de inovações e concepções de novos produtos, além de promover estu- dos de viabilidade e análises de projetos específicos. No campodaorganizaçãositua-se todaumagamadeativida- des que contempla a estrutura organizacional, osméto- dos, os sistemas e as tecnologias que apoiamos proces- sos e as operações da organização. Na área de estratégia concentram-se os trabalhos relativos ao sensoriamento dosambientescompetitivos, suasestratégiaseoprocesso de planejamento propriamente dito. Completandoessavisãodefinidoradosserviçosdeconsul- toria,cabeobservarasuacaracterizaçãoemrelaçãoàabor- dagemgeralmenteutilizada.Nessesentido,elapodeseruma transferênciadeconhecimentosepráticasouaimplantação deinovaçõeseferramentastecnológicasouprocessuais.Pode aindaresponderàsdemandasespecíficasemformadesolu- ções customizadas eestudos analíticos consubstanciados emparecerese relatóriosdeaconselhamento. Outroaspecto importantea ser destacadonadefinição inicial adotadadiz respeitoaocaráter de independênciae qualificaçãodesse tipode trabalho.Muitas vezes as orga- nizações são acometidas de uma espécie de “miopia cor- porativa” e não conseguem ver com clareza e nitidez as variáveis intervenientes emsua dinâmica, tanto interna quantodemercado. Aparticipaçãode umagente externo nesses casos, com uma posição independente, faz toda diferença e pode agregar significativo valor aos esforços internos de entendimento e solução de seus problemas. A complexa dinâmica domercado e suas intrincadas relações também acabam por influenciar na demanda por consultorias profissionais, conformenos lembraHer- manHoltz, autor de Como ser um consultor independente de sucesso (Ediouro, 1997): “...anecessidadede consultores acontece devido à crescente complexidade da sociedade, tanto no sentido tecnológico quanto no sociopolítico”. Emsuma, a consultoria representa umrecurso impor- tante e pertinente na atual conjuntura, podendo poten- cializar a capacidade interna das organizações e agregar um significativo valor ao seu capital intelectual. Comesseentendimentopreliminarposto,convémobser- varaimensavariedadedeofertasencontradasnomercado. shutterstock OUber incomoda–emuito–porque representauma ameaçaaomodelo tradicional deserviçode táxi
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