RESPM JUL_AGO 2016

julho/agostode 2016| RevistadaESPM 43 atual e a capacitação profissional continuada por meio desse serviço especializado, conforme aspectos esta- belecidos no escopo da Lei de Diretrizes e Bases da edu- cação brasileira. Essa inserção constitui uma relação de reciprocidade extremamente benéfica para ambos os sentidos. Para as empresas tomadorasdesses serviços, representaagaran- tia de soluções e produtos fundamentados solidamente no conhecimento científico, emcontraste com “modis- mos” efêmeros que, por vezes, se sustentam mais em espetaculosos discursos e peças pirotécnicas. A cultura acadêmica carrega consigo também a inquietude pela descoberta e o inconformismo com a ignorância, o que leva em geral ao desenvolvimento da criatividade e à busca pela inovação, elementos fundamentais para a dinâmica das empresas. No outro sentido a referida conexão beneficia a escola comos desafios reais vivenciados pelomercado, garan- tindo insumos importantes para o desenvolvimento do conhecimento. Permite um processo de aprendizagem ancorado emsituações reais que irão contribuir de forma efetivaparaaformaçãoprofissionaldosjovensestudantes. O sentido estratégico esboçado no parágrafo anterior acabapor vezes produzindoumefeitode atratividadedas consultorias oferecidas por entidades acadêmicasnoque tange ao preço praticado por elas. Emrazão do interesse estratégicoda conexãoescola-mercado, nãoé raroencon- trar uma relação custo-benefício extremamente positiva paraasempresascontratantes.Emoutraspalavras,opreço praticado por esse tipo de consultoria tende a romper a lógica “maior qualidade-maior preço”, isso porque, além dos interesses estratégicos, toda a estrutura já existente no campo acadêmico otimiza os recursos necessários para a prestação dos serviços de consultoria. Emsíntese, os serviços de consultoria tendema forta- lecer a conexão escola-mercado, constituindo-se numa excelente prática, quer do lado acadêmico, quer do lado do mercado. AESPM, emseus 65 anos de atuação, pesquisa, desen- volve e valida uma série demetodologias emprol da ges- tão, e busca desenvolver nos alunos uma visão ampla do ambiente competitivo, que estimula a reflexão a respeito das variáveis externas que podemafetar o desempenho empresarial. Esse conhecimento suporta ametodologia que embasa as centenas de trabalhos de conclusão de cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, nos seus três campi de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Nesse processo, umcorpo de professores quali- ficados suporta os alunos na execução do planejamento voltado aosmais diversos tipos de empresa, desde fami- liares de pequeno porte até multinacionais dos mais diversos segmentos. Foi a capacidade de gerar conhecimento e orientar tra- balhos de natureza prática que nos incentivou a criar o braço de consultoria, a ESPMConsult, que tempor mis- são levar aomercado e às empresas clientes as metodo- logias desenvolvidas emsala de aula, gerando valor para a sociedade por meio de líderes transformadores. Célia Marcondes Ferraz Doutora em psicologia social e diretora da ESPM Consult e da Educação Executiva da ESPM Luiz Roberto Romero Mestre em educação e diretor acadêmico da Pós-graduação e da Educação Executiva da ESPM-Rio Flávio Eduardo Martins Mestre em administração de empresas e coordenador da Educação Executiva da ESPM-Sul Asgrandesconsultoriaspermitemàsmultinacionais trabalhar commodelossemelhantesemdiversospaíses shutterstock

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx