RESPM JUL_AGO 2016

julho/agostode 2016| RevistadaESPM 65 Inovação: muitoscaminhos paramaximizar resultados Veja como fazer o seunegócio sobreviver na eradaRevoluçãoDigital, que deuorigemao smart consumer ou cliente IN— inteligente, instantâneo, infiel, inconstante, informado, insatisfeito, impaciente, imprevisível Por Claudio Santos shutterstock A tualmente, muitas pessoas me perguntam como as empresas e osmodelos tradicionais poderão sobreviver diante de ummundo cada vez mais conectado, disruptivo e instantâ- neo. Também é comum a indagação sobre como inovar de forma consistente e lucrativa, diante de tamanha velocidade das mudanças. Inovar é amatéria-prima para a geração de valor. Toda- via, inovar pode —mas não deve — ser facilmente confun- dido com “inventar”. Embora possam surgir do mesmo lugar e seremclassificadas como pioneiras, é importante entender que, emessência, a diferença entre o inovar e o inventar é a de apresentaremresultadosmuito distintos. “Invenção”, no caso, é o simples fato de criar algo que não gera umresultadode valor intrínseco, sendouma criação semumpropósito claro de coexistência e continuidade. Por outro lado, a inovação tem um alcance muito maior do que a invenção, pois apresenta solução a umproblema existente e ao mesmo tempo traz resultados de valor significativo, com impactos positivos e que perduram. shutterstock

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx