RESPM JUL_AGO 2016
julho/agostode 2016| RevistadaESPM 67 Inúmeros são os impactos e mudanças causados por essaRevoluçãoDigital,mas emdestaque temos os novos modelos de empresas com princípios baseados em ser- viços e não comumente emativos; osmodelos de proto- tipação versus o planejamento; os modelos que visam à satisfação real e à facilidade dos consumidores globais (B2B ou B2C). Com os novos modelos surgem os consu- midores que comprame se relacionamde forma combi- nada e desestruturada, emdiversos tipos de canais digi- tais e físicos, exigindo interação contextual, bemmais informados que os associados das empresas emunidos de umpoder disponível na palma de sua mão, capaz de questionar uma empresa multinacional globalmente. Ainda, emcontrapartida, oferecemumcomportamento infiel e impaciente a exigir produtos e serviços de forma instantânea, exclusiva e personalizada. Ou seja, como consequência direta da revolução digital, temos o sur- gimento da era do smart consumer ou cliente IN : inteli- gente, instantâneo, infiel, inconstante, informado, insa- tisfeito, impaciente e imprevisível. Exemplos reais presentes em nosso dia a dia corro- boram e comprovam tal revolução e comportamento, como a reduçãomundial da fidelização. Outro ponto é o crescimento constante da insatisfação desses clientes inteligentes, além do surgimento de modelos empre- sariais incomuns. Assim, a maior empresa de táxi do mundo (Uber) não possui um só táxi; assim como a maior empresa de telefonia não possui uma única antena de transmissão (WhatsApp). É por isso que na lista do MIT, com as 50 empresas mais inovadoras de 2015, encontramos menos de cinco empresas tradicio- nais. Até mesmo mercados como o de tecnologia, nos quais grandes empresas globais costumavam liderar em valorização e resultados, sofrem cada dia mais o efeito dessasmudanças. Basta analisar seus resultados atuais e comparar comos novos entrantes que apresen- tam resultados sólidos, consistentes, com alto grau de crescimento e satisfação (fidelização e aceitação) per- cebidos por seus clientes. Como exemplos comuns e corriqueiros do nosso dia a dia temos Amazon, Apple, shutterstock Muitasempresas tradicionaisdefendema ideiadeque inovar éo fator-chaveda razãodesuaexistênciaeodiferencial naobtençãodesucesso. Esse foi o recursoutilizadopelasgrandesmarcasdoséculo21, comoaTesla
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