RESPM JUL_AGO 2016

julho/agostode 2016| RevistadaESPM 77 consultoria do mundo estão presentes no Brasil. As grandes redes brasileiras, os negócios regionais e os varejistas independentes contam com as mais diversas opções de suporte das consultorias, que vão desde consultores independentes até empresas bem estruturadas com muitos profissionais presen- tes em vários estados do país. Entre as opções dispo- níveis no mercado nacional há ainda o atendimento do Sebrae — que possui equipes especializadas no atendimento aos micro e pequenos varejistas — e, há também, os pequenos escritórios especializados em determinados serviços, como a área de pesqui- sas, por exemplo. A gama de serviços é ampla, como demonstra o quadro da página 78. Inovação: o caminho para queimar etapas Realmentemuitos são os temas comos quais as empre- sas lidam em seu dia a dia, estando elas em nível mais atualizado — estado da arte ou ainda em busca dele. Porém, o que realmente faz a diferença é a inovação. A consultoria pode ajudar as empresas a inovar e, assim, causar tanto impacto que o mercado se transforma a partir de um determinado evento. Não é difícil identificar exemplos ao longo da história que ilustram essa situação, tais como a introdução de um formato inovador. Foi assim com os hipermercados na década de 1980 no Brasil, as megastores nos anos 1990 e, por último, as empresas de e-commerce. Nos dias atuais, de transformaçãodigital, as empresas varejistas vivemumgrande dilema: como inovar?Como manter o negócio vivo nos próximos anos? Em busca dessas respostas, empresas de consultoria e tecnologia digital encabeçamgrandes projetos que estão transfor- mando empresas do varejo off-line para o on-line, numa dura integração de processos, sistemas, cultura interna e conhecimento sobre o comportamentodo consumidor. Omaior varejista domundo criouoWalmart Labs, noVale do Silício, como objetivo de promover inovações capazes de garantir a sobrevivência da empresa e, se possível, mantê-lana liderança reprodução

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