RESPM JUL_AGO 2016

julho/agostode 2016| RevistadaESPM 89 e os players do varejo, que afastarão ounãomarcas e pro- dutos, dependendo de como foremeducados para o com- posto tecnológico das distintas cadeias produtivas. Estamos condenados a ter um diálogo com toda a sociedade, independentemente da caixa que ocupamos no sistema de agribusiness. Isso significa que entramos na era da agrossociedade: se o consumidor não enten- der, não vai comprar. Se o cliente não estiver seguro dos caminhos do couro até o calçado damarca Timberland, não vai arriscar seus ativos numa relação com regiões, países e produtores de gado que não entreguem as pro- posições de valor prometidas e esperadas pelos seg- mentos dos seus consumidores finais e da cidadania. Portanto, hoje estámais complexo gerenciar omarke- ting e a sua comunicação do que anos atrás. Os riscos são mais evidenciados por uma enxurrada de senso- res, de aplicativos e de uma verdadeira batalha por corações, mentes e espíritos. “Os produtos são iguais, a diferença está na sua comunicação”, assim explicava a Benetton, numa espetacular campanha de posicio- namento de marca, anos atrás. Mas a coisa agora está mais difícil. Agora, o consumidor está preocupado com a origem do algodão, com as árvores, com carbono na atmosfera... Até a Universidade de Harvard alterou as metodologias e as métricas para avaliar os melhores CEOs do mundo. O estudo passou a considerar visões e indicadores de longo prazo acima da lucratividade no curto prazo, alémde incluir responsabilidade corpora- tiva social na avaliação. Portanto, marketing representa uma filosofia de admi- nistraçãoqueengajae incorpora todooorganismoempre- sarial.Postoisto,configuramosdeztendênciasdaadminis- traçãodemarketingnoagronegócioparaapróximadécada. Comos valores essenciais alinhados, ou seja, a com- preensão do sentido e do significado do que entendemos pormarketing e a compreensão deste na visão sistêmica do agronegócio, atuamos sobre os dez pontos básicos da gestão estratégica no cliente: Noagronegócionãohápossibilidadedeêxitosementregasconcretas, ouseja, asementeprecisaentregar, oadubo funcionar, opulverizador aplicar defensivose, cadavezmais, comaprecisãoda telemetria shutterstock

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx