RESPM_MAR_ABR 2016

Anaturezadevolveemdobro tudooquese fazporela E mfevereirode2010, a RevistadaESPM publicouasuaprimeiraediçãosobre o tema da sustentabilidade, descrevendo o cenário que já se delineava em nosso país e no mundo. Uma das conclusões mais importantes daquela edição foi a seguinte: “a criatividade humana salvará o planeta”. De fato, já naquela época percebíamos que não só os ambientalistas, mas também as empresas tinham decidido apostar na tese da sustentabilidade. De lá para cá, os exemplos se multiplicaram, e hoje podemos afirmar que já há muita gente tentando salvar o planeta e ganhando dinheiro no processo. Os astronautas que circundam a Terra não reconhecerão mais a China daqui a 20 anos. Os chineses estão investindo muitos bilhões de dólares num gigantesco plano de reflorestamento, matas ciliares e despoluição de rios, preparando o país para o futuro. Entre nós ocorre também um exemploimpressionantedeproteçãodanatureza:arevoluçãodaagriculturatropicaldo mundo,pormeiodaregeneraçãodepastagens,oquepermitirádobraranossaprodução agrícola.Noartigodecapa, àpágina44, o leitor encontraráexemplos impressionantes quemostramque emdefesa da sustentabilidade já é possível assobiar e chupar cana, como dizemos nossos caipiras. Numoutroextremo, TadeuNardocci, presidentedaNovelisnaAméricadoSul, con- ta ( ver página 68 ) como o nosso país transformou-se no maior reciclador de alumínio mundial. Eatéosgrandescentrosurbanosestãose tornandomais sustentáveis, como narra Renato Meirelles, na matéria sobre as cidades inteligentes. De fato, o que está ocorrendohoje é a confirmação da posição visionária de JohnElkington, que em1987 apresentou pela primeira vez a tese do triple bottom line , que reconhecia que omundo só avançaria no caminho da sustentabilidade se conseguíssemos aliar três pré-requi- sitosfundamentais:aspessoas,oplanetaearentabilidadedasempresasenvolvidasno processodedefesada sustentabilidade. Apesar dos resultados já alcançados, estamos ainda no início desse processo e os avanços tecnológicos prometemresultados ainda mais surpreendentes, amédio e longo prazos. Enfim, pela primeira vez emmuitas décadas, começa a haver coincidência entre os objetivosotimistasdospolíticosearealidadeeconômicaquenoscerca.Bastacitarque na recenteCOP-21, realizada emParis, foi divulgadooprojetode umgrupode grandes bilionários que formou umfundo deUS$ 30 bilhões para encontrar e estimular novas soluções criativas e rentáveis para a sustentabilidade. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Thomaz Souto Corrêa J. RobertoWhitaker Penteado (MTB n o 178/01/93) Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Distribuidor Exclusivo Dinap Ltda. – Distribuidora Nacional de Publicações Operação emBancas Assessoria Edicase www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação bimestral da Escola Su- perior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva respon- sabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul­ tores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas es- pecialidades, que venhama contribuir paraoaperfeiçoamentodateoriaeda prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comuni- cações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. editorial

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx