RESPM_MAR_ABR 2016
março/abril de 2016| RevistadaESPM 55 fechar o ciclo do produto dentro da economia circular. Revista da ESPM — Esse projeto já é realidade no Brasil? Marcio — A Philips trabalha para melhorar a vida das pessoas ao redor do mundo, fornecendo luz que eco- nomiza energia, cria cidades mais seguras e habitáveis, aumenta a pro- dutividade dos escritórios, ajuda as pessoas a aprender, a curar, a produzir alimentos e a reduzir a pobreza. No Brasil, estamos investindo em ações como o projeto Ilumine Seu Jogo, pelo qual a Philips doa equipamentos de iluminação de campo para comunida- des de baixa renda. Criada em 2013, a iniciativa já impactou 30 mil pessoas com a instalação de iluminação em 27 campos de dez países na América Latina. Em outra frente investimos na estruturação do “Reciclos”, projeto de- senvolvido em parceria com outras 19 empresas do setor de iluminação para estabelecer um modelo de gestão de resíduos de equipamentos, alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Em 2014 assinamos um acordo setorial para a criação des- sa entidade sem fins lucrativos, para gerir um modelo de logística reversa de lâmpadas. A Philips participou de todo o processo de criação de um sistema sustentável do ponto de vista financeiro, ambiental e logístico. De- finimos a seguinte equação: para cada lâmpadaquecolocarnomercado, as19 associadas irão destinar um valor de R$ 0,40 para a entidade gestora. Vale ressaltar que, atualmente, o mercado brasileiro consome 250 milhões de lâmpadas por ano. Revista da ESPM — Quando a inicia- tiva entrará em funcionamento? Marcio — Neste momento, estamos implantando este projeto, que conta- rá coma ajuda do varejo para realizar a coleta de lâmpadas em todo o país. Previsto para ser lançado no segun- do semestre deste ano, o programa de logística reversa da Reciclos de- verá contar com a participação de 700 pontos de coleta, entre super- mercados e lojas de material elétrico. Em cinco anos, a iniciativa pretende contar commais de cinco mil pontos de coleta de material no Brasil. Cada vez mais, o tripé da sustentabilida- de — lucro, planeta e pessoas — será fundamental para que o negócio continue existindo. e s p e c i a l I d e i a s s u s t e n t áv e i s e l u c r a t i va s MarcioQuintino, gerente sênior de sustentabilidade daPhilips Lighting: ”Acreditamos que a produção linear está fadada a se tornar inviável” divulgação
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