RESPM_MAR_ABR 2016
março/abril de 2016| RevistadaESPM 57 e s p e c i a l I d e i a s s u s t e n t áv e i s e l u c r a t i va s é aproximado, porque o consumo é determinado mais pelo comporta- mento do consumidor do que pelo tamanho da residência. Mas o pro- blema está na falta de uma linha de crédito demédio prazo para esse tipo de aquisição, que poderia ser feita por meio de um financiamento de 60 meses, por exemplo. Agora é que estamos começando a testar um pro- jeto piloto com alguns bancos. Revista da ESPM — Diante do ce- nário brasileiro, atualmente, quanto pesa a questão da “sustentabilidade” na tomada de decisão de compra de seus clientes? Hewerton — O conceito de sus- tentabilidade ainda é um fator se- cundário na decisão de compra do brasileiro. Em primeiro lugar, vem a economia que esse sistema pode gerar. O cidadão quer ter conforto na residência, poder ligar o ar-con- dicionado sem a preocupação de receber uma conta absurda no fim do mês. A pessoa quer sair da vul- nerabilidade que é depender das políticas de preços praticadas pelo governo, além de economizar os 42% em tributos que são cobrados em sua conta de luz. Temos um cliente em Campo Grande (MS), por exemplo, que, após a instalação do nosso equipamento Solar 300 em sua residência, conseguiu reduzir sua conta de luz de R$ 167 para R$ 17 por mês, além de evitar a emissão de 1,06 tonelada por ano de CO 2 . Revista da ESPM — Como você en- xerga o futuro do seu negócio? Hewerton — Estudos indicam que nosso setor tem potencial para mo- vimentar mais de R$ 500 bilhões no Brasil, até 2050. Mas até lá te- mos de seguir investindo no seu desenvolvimento. Nós estamos há cinco anos nos preparando para atender a essa demanda. No mo- mento, estamos trabalhando em um equipamento com bateria, para que o fornecimento de energia não seja interrompido em caso de apagão. Também estamos estruturando nossa empresa para atuar com fran- quias. Já temos um projeto piloto sendo testado no Rio de Janeiro e outro emMaringá. divulgação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx