RESPM_MAR_ABR 2016

março/abril de 2016| RevistadaESPM 59 e s p e c i a l I d e i a s s u s t e n t áv e i s e l u c r a t i va s 10ªMostra Cultural deParaisópolis, projeto patrocinado pela TerraCycle em parceria coma 3Mpara promover a reciclagemde esponjas de limpeza clagemde Instrumentos de Escrita Fa- ber-Castell; um projeto de reciclagem de esponjas Scoth-Brite para a 3M; e a ação daColgate. Revista da ESPM — Como o Brasil está posicionado no ranking global da TerraCycle? Mônica — Em todo o mundo, a Ter- raCycle já coletou três bilhões de resíduos e destinou US$ 15,6 milhões para escolas e instituições sem fins lucrativos por meio de nossos pro- gramas. Hoje, mais de 60 milhões de pessoas engajadas nesses programas de reciclagem nos ajudam a reciclar duas mil toneladas de resíduos por mês nos 20 países onde atuamos. No ano passado, atingimos um fatura- mento de US$ 20 milhões e temos registrado um crescimento médio de 20% a 30% ao ano. No Brasil, cerca de um milhão de pessoas participam de nossos programas, que já pagaram R$ 30 milhões para escolas e ONGs brasileiras. Em nosso ranking de paí- ses que apresentam o maior número de programas de reciclagem, o Brasil aparece em oitava posição, ao lado do México, sendo que as primeiras colocações são ocupadas por Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Euro- pa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Revista da ESPM — Quais os pro- gramas de maior sucesso e quais os que obtiverammais apoiadores no país? Mônica —Umdos projetosmais famo- sos foi a Brigada Tang, que entrou para o Guinness Book , o livro dos recordes . Em 2011, mais de 170 mil crianças coletaram cerca de um milhão de embalagens de suco empó, que foram usadas na construção do Tangobô, a maior escultura de robô feita com material reciclado do mundo. Em três anos, a ação arrecadou cinco milhões de embalagens de refresco em pó em todo o país. No Brasil, o programa mais antigo emoperação é o da Colga- te, que foi lançado em junho de 2012 e já coletou 1,3 milhão de unidades de escovas e pastas de dente usadas. Temos também a campanha de reci- clagem de material escolar da Faber- Castell, que desde setembro de 2012 já coletou e reciclou 740 mil unidades de lápis, canetas, lapiseiras, aponta- dores, entre outros itens. Como 50% dos participantes desse programa são escolas, estamos constantementepro- movendo concursos para estimular o engajamento dos alunos e professo- res. Já a Avon promoveu recentemente um programa de reciclagem de ma- quiagem e esmalte que coletou mais de ummilhão de tubos de esmaltes no Brasil. Em junho de 2014, a 3M lançou o primeiro programa do mundo a promover a reciclagem de esponjas de limpeza de usodoméstico. A iniciativa já recolheu 270mil esponjas. Revista da ESPM — E no que esses resíduos são transformados? Mônica — Reciclamos a maior parte do lixo coletado, transformando gran- de parte dele em pellets de plástico, que podem ser moldados e se tornar uma variedade de novos produtos, como bancos, mesa de piquenique e até parques infantis. E alguns resí- duos passam por uma solução que chamamos de upcycle e são transfor- mados em produtos promocionais, que as empresas utilizam em suas campanhas de marketing e endo- marketing. Assim, embalagens de pasta de dente são costuradas e viram mochilas, e embalagens de granola se transformam em estojos. Nossa equipe já encontrou soluções de reci- clagem para quase todos os resíduos existentes no planeta. divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx