RESPM_MAR_ABR 2016

março/abril de 2016| RevistadaESPM 63 shutterstock A s grandes revoluções da humanidade sur- gem graças à força motriz da necessidade. A tomada de consciência de que vivemos no universo, em uma nave chamada Terra, ou seja, no nosso planeta com recursos finitos, traz a clara percepção de que devemos ser mais responsáveis ao conduzirmos o nosso progresso. Da necessidade de abordarmos os problemas ambien- tais causados por atividades humanas e que exigiam soluções complexas surgiu, nos anos de 1970, o conceito de sustentabilidade ( sustainability ). Na década seguinte, o conceito de sustentabilidade se tornou mais abrangente. A partir dos anos 80, além da dimensão ambiental, o tema incorporou uma abor- dagem socioeconômica. Para entrar em ressonância com o mind set dos negócios, uma nova linguagem sobre sustentabilidade foi criada pelo sociólogo John Elkington, que cunhou o termo triple bottom line ( peo- ple, planet and profit ), em 1994. O objetivo foi consoli- dar o conceito de que umnegócio, para ser sustentável, deve ser financeiramente viável ( profit ), socialmente justo ( people ) e ambientalmente responsável ( planet ) ( ver entrevista na página 12 ). Essa abordagem tem uma perspectiva baseada na contabilidade e não captura completamente o elemento tempo, que é inerente à sustentabilidade do negócio. latinstock

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