RESPM_MAR_ABR 2016
março/abril de 2016| RevistadaESPM 83 MRC:ummovimento porummundomelhor! Confira como funciona oMarketingRelacionado aCausas (MRC) e qual é o impacto positivo que esta iniciativa é capaz de gerar em toda a sociedade importânciadocomprometimentodasempre- sas com a responsabilidade social vem se consolidandocadavezmaiseultrapassando as fronteirasdos seusprópriosnegócios. Afi- nal,mais emais, há a certeza de que os desafios sociais e ambientais domundo todo só conseguirão ser resolvidos quandohouverprofundocomprometimentoeuniãoentre as grandesmarcas, os pequenos emédios empreendedo- res, os governos e as organizações não governamentais (ONGs), que há muito tempo vêm fazendo um trabalho heroico e desbravador nos diferentes cantos domundo. JohnMackey, fundador doWhole Foods, rede de varejo americanaquevendeprodutosorgânicoseprivilegiapeque- nosfornecedoreslocais,éoexecutivoportrásdoconceitode capitalismoconsciente, ummovimentonoqual asempre- sassãoguiadasporumpropósitomaiordoqueodelucrare remunerar investidores. Alinhandosuasmarcas eprodu- tosacausasmaiores, ocapitalismoconscienteaproximae equilibraavisãodos executivospragmáticos (focados em resultados financeiros) como ponto de vista dos executi- voscominteligênciaemocional eespiritual (cujo focoestá nas pessoas e nas causas sociais), defendendo o envolvi- mento e o comprometimento das grandes empresas com amelhoria domundo emque vivemos. Enessaentusiasmantedireçãoemquevemosomundo dosnegócioscaminhar, acomunicaçãoeomarketingpas- samtambémacumprirumpapel diferente, denãoapenas fortalecermarcase impulsionaroconsumo,mas também de ajudar a conscientizar a sociedade, criandomovimen- tos que contagiemas pessoas, que toquemseus corações e as engajemcomcausas transformadoras. Estamos falando, essencialmente, de relacionamentos maissignificativos,baseadosemtroca,diálogo,reconheci- mento,respeito,transparênciae,acimadetudo,propósito. Veremos, cada vez com maior frequência, marcas e produtosque, aomesmo tempoquecumpremseuspapéis mercadológicos ede consumo, tambémcontribuempara ummundomelhor. Veremosmais emaismarcas (empre- sas) e causas (instituições do Terceiro Setor) conectadas em torno de ummesmo ideal. Nesse cenário, uma disciplina já muito utilizada em algunspaíses começaaganhar forçanoBrasil. ÉoMarke- ting Relacionado a Causas (MRC), que visa realizar par- cerias e conexões transformadoras entremarcas e insti- tuições do Terceiro Setor, embenefíciomútuo. Quandofalamosembenefíciopodemospensaremmui- taspossibilidades:dofortalecimentodemarca(daempresa ou da ONG) e do aumento das vendas (para a marca), ou aindadacaptaçãode recursos (paraaONG), avisibilidade para uma causa ou engajamento do seu público-alvo. E aí reside o grande diferencial dessa ferramenta: as asso- ciações e projetos ultrapassam o âmbito do marketing e visamgerar algum tipo de impacto real na sociedade. Dopontode vista do consumidor, a confiança e a repu- tação são palavras-chave nas relações comasmarcas. E, por isso, suaopinião torna-seessencial quandopensamos eminvestir emMarketingRelacionado aCausas. Afinal, umamarca cidadã ganha, inevitavelmente,mais espaço namente e no coração das pessoas. De acordo com uma pesquisa feita pela Business in the Community, há alguns anos, no Reino Unido e nos Estados Unidos, de 73% a 83% dos britânicos, europeus e A Por OtavioDias e Viviane Aroldi
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