RESPM SET-OUT 2016
As causasdacrise daqual estamos saindo “ De volta à agenda perdida” junto com o economista Samuel de Abreu Pêssoa. “Oplanejamento é agora!”, afirma José RobertoMendonçadeBarros. “Oumuda- mos agora, ou vamos patinar por mais 50 anos”, completa NicolaCalicchioNeto. Bastalerostítulosdastrêsprincipaisentrevistasdestaediçãoparanotarqueéhorade nosprepararmosparaa retomadadosmercados.Mas antesdedar opróximopasso, é precisocompreenderascausasdestacrisesobaqualaindavivemos.Aprimeiradelas estácontidanopensamentodeMargaretThatcher:“Osgovernosdeesquerdasãomuito bons enquanto dura o dinheiro dos outros”. Leia-se: os governos petistas limparamo cofre e, quando o dinheiro acabou, a economia desmoronou. Asegunda foi a faltade inovaçãoede competitividade emalguns setores básicos, que também ajudou a afundar a economia. Assim, a área industrial foi apanhada de surpresa após dez anos de bonança artificial em que a inovação foi interrom- pida e a produtividade despencou. Dados do FórumEconômicoMundial de Davos mostram que, em quatro anos, o Brasil perdeu nada menos do que 33 posições no ranking de competitividade, estando agora na companhia de países inexpressivos no comércio mundial. Isso significa que se a nossa indústria não voltar a investir em inovação, continuará à margem da recuperação econômica que se avizinha, sem condições de competir dentro e fora do país. A terceira causa que ajudou a moldar o cenário atual foi a corrupção que pratica- mente destruiu a trama socioeconômica, imprescindível ao desenvolvimento dos negócios. Um país como o Brasil, onde o Estado participa diretamente de 40% da economia, é um campo fértil para a corrupção, e ela voltará a dominar as relações entre as empresas e os governos se não houver uma mudança de cultura e de valo- res, dos dois lados da cerca. As empresas devem habituar-se a depender menos do poder público e compreender que o único caminho possível para o crescimento é o da inovaçãoeda competitividade. Éprecisodeixar emsegundoplanoas estratégias baseadasemfavoresdosgovernos,mesmoporqueelesnãoestãomaisemcondições de prestar favores a ninguém. Nos artigos enas entrevistas que se seguemo leitor encontraráopiniões valiosas de economistas, empresários e acadêmicos, que certamente ajudarão a encontrar o melhor caminho para o crescimento. Como última recomendação, lembramos que toda caminhada começa com um sólido pensamento estratégico, que foi pra- ticamente abandonado pelas empresas brasileiras. Nos últimos 15 anos, muitos contentaram-se com meras projeções de vendas e receitas. E, agora, pagam um alto preço por esse desprezo. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Thomaz Souto Corrêa J. RobertoWhitaker Penteado (MTB n o 178/01/93) Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Operação de vendas avulsas Distribuição emBancas e Redes de Livrarias Total Publicações (Grupo Abril) Edicase Assessoria www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação bimestral da Escola Superior de Propaganda eMarketing. Os conceitos emitidos emartigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. editorial
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx