RESPM SET-OUT 2016

Revista da ESPM | setembro/outubrode 2016 58 Revista da ESPM — Enquanto a in- dústria automobilística contabiliza as perdas causadas pelas sucessivas que- das de faturamento, a Toyota registra um aumento de quase 10% nas vendas do primeiro trimestre do ano. A que você atribui esse bom desempenho? Anderson Suzuki — A Toyota tem o compromisso com o crescimento sustentável de suas operações. Por isso, está mantendo seu plano de investimentos para aprimorar a competitividade e fortalecer todo o negócio na região, trabalhan- do intensamente para construir carros cada vez melhores. Assim, a Toyota estará sempre apta a ab- sorver toda a demanda que surgir com o aperfeiçoamento do po- tencial do mercado brasileiro, vi- sando oferecer aos consumidores brasileiros a melhor experiência de compra e propriedade de um veículo automotor. Revista da ESPM — Com que cená- rio a empresa está trabalhando para 2017? Quais são as previsões? Anderson — A companhia traba- lha de forma otimista para uma retomada no mercado automotivo brasileiro no próximo ano. A marca deve crescer, já em 2017, cerca de 1% no volume de vendas projetado para encerramento do exercício 2016, atingindo 178 mil carros comercia- lizados, desempenho que também supera em 1% o total registrado em 2015. Além disso, a Toyota do Brasil vem trabalhando com o total de sua capacidade instalada, tanto na planta de Indaiatuba (SP), produção local do modelo Corolla, quanto na de Sorocaba (SP), berço da família Etios, e a recém-inaugurada planta de Porto Feliz (SP), que, atualmente, produz os motores que equipam os modelos Etios fabricados na cidade de Sorocaba. Em 2017, o quadro não será diferente, pois a marca não poupará esforços para continuar acrescentando à sua força de pro- dução. A boa aceitação do mercado consumidor brasileiro aos produtos da Toyota também é preponderante nesse aspecto, pois é pensando nos consumidores e ouvindo os seus anseios que a empresa traduz sua ex- pertise em qualidade para construir os melhores carros para atendê-los plenamente. Revista da ESPM — Em sua área de atuação, já há sinais de retomada da economia, mesmo que esses sinais ain- da sejam tênues? Anderson — No atual cenário do mercado nacional, é possível enxer- gar uma retomada na confiança dos empresários e do consumidor na de- cisão de compra, o que, por sua vez, serve como uma luz para a indústria automobilística enxergar uma reto- mada na venda de veículos mais à frente. Claro que ainda é preciso cau- tela sobre qualquer decisão em um momento de extrema volatilidade. No entanto, comumcenário político mais estável, as empresas passam a trabalhar com maior previsibilidade em seus planejamentos. O Brasil tem, ano após ano, se consolidado como um dos grandes players no mercado global, pelo seu potencial já identificado. Por isso, acreditamos no poder de recuperação do país e estamos trabalhando em conjunto coma indústria automotiva nacional para colocar o Brasil na rota do cres- cimento sustentável. Produtividadeelevada,desperdíciozero! A indústria automobilística é uma das que mais sofrem os impactos da atual crise econômica. Apenas no primeiro trimestre deste ano, a produção de veículos caiu 27,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A exceção fica por conta da Toyota do Brasil, que nos primeiros três meses de 2016 registrou um crescimento de 9,8% nas vendas, que representaram 51.397 unidades — entre mercado interno e externo. Parte desse bom resultado pode ser atribuída ao Sistema Toyota de Produção, que busca aumentar a produtividade e evitar os desperdícios. Nesta entrevista, Anderson Suzuki, gerente-geral de comunicação da Toyota do Brasil, revela o segredo do bom desempenho da marca! Toyota do Brasi l | Anderson Suzuk i

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