RESPM SET-OUT 2016
setembro/outubrode 2016| RevistadaESPM 63 supor que ela espertamente tenha conseguido substi- tuir a estratégia convencional dos jogos com conexão para o Facebook, ao convidar o jogador a compartilhar umplacar, por exemplo. Esse uso “esperto” da realidade aumentada motiva o usuário a utilizar o jogo para produzir seu próprio conteúdo, ao compartilhar algo que é relevante para si em suas redes sociais e, de quebra, divulga a marca Pokémon e o game. Mas seo jogo fosse sobreacapturadecapivarasmutan- tes mágicas, será que faria o mesmo barulho? 2. Marca Pokémon Talvezvocê se lembreda “febrePikachu” dofinal dos anos 1990. Consumida por meio de desenho animado, jogos e uma série de outros produtos, a marca Pokémon chegou comforça aoBrasil. Agora, 20 anos depois, voltamos a ver uma nova onda relacionada a estamarca que conquistou seu espaçonos celulares de crianças emarmanjos. Grande parte do sucesso de PokémonGo está relacio- nada aopoder damarca enãonecessariamenteàqualidade do jogo. Commecânicas acessíveisparaograndepúblico, boaprogramaçãoeaatraenterealidadeaumentada,temos “apenas” um bom jogo. Logo, a marca Pokémon, fincada nasmemórias da pré-adolescência dos jogadores de hoje, éograndemotor responsável por essa ascensãoa jatodos números de downloads e vendas. O investimentopesado daNintendo emsua franquia para produção e comunica- ção de produtos e serviços relacionados a Pokémon está transparecendo que valeu cada centavo. 3. Apropriação de conteúdo Já falamos da realidade aumentada comomotivador do compartilhamento e consequente propaganda do jogo. Mas essa não é a sua única ferramenta motivadora do relacionamentosocial. Entreos itensdigitaisdisponíveis para o jogadormelhorar seus resultados, umse destaca: o Lure. Sua função é atrair mais e diversos Pokémons para uma determinada localização. No mundo real, os comerciantesdediversos segmentosdaeconomia identi- ficaramaí uma chance de atrair consumidores para seus negócios. A estratégia é gastar alguns poucos dólares fotos : shutterstock Enquanto tentamos pegar todos osPokémons, eles coletam informações valiosas sobre onosso consumo – o que tem gerado certa apreensão emedo por conta de alguma apropriação distópica desses dados
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