RESPM SET-OUT 2016

setembro/outubrode 2016| RevistadaESPM 65 para obter PokéCoins, que permitem adquirir o item que atrai Pokémons para um determinado local — e por que não atrair as criaturas para o seu estabelecimento? AL’inizio’s PizzaBar, deNovaYork, é umdesses exem- plos. Um dos primeiros empreendimentos a utilizar o Pokémon Go como estratégia de marketing, a pizzaria registrou um crescimento de 30% em seu faturamento nos fins de semana em que realizou atividades ligadas ao jogo em comparação a um fim de semana comum. O mais interessante é o valor investido pelos donos do estabelecimento nesta ação: apenas US$ 10 para a com- pra de “módulos de atração”, itens comprados dentro do jogo para atrair Pokémons. Além do sucesso dos estabelecimentos comerciais, recentemente, a revista Exame publicou em seu site, no dia 18 de agosto, a seguinte reportagem: “ Como os brasi- leiros estão ganhando dinheiro com o Pokémon Go ”. Entre as histórias de empreendedores brasileiros que estão faturando com o sucesso do Pokémon Go está a da Esa- flores, tradicional floricultura deCuritiba (PR), que criou uma promoção para quem capturasse umPokémon flor, planta ou árvore. Já omotorista autônomo Aluir Frizzira passou a oferecer passeios especiais de carro para captu- rar os monstros, enquanto o empreendedor Rogério Oli- veiracriouoPokémonGoTourCuritiba, que levacrianças para procurar os bichos famosos coma supervisãode um adulto que entende do assunto. Durante operíodode lan- çamento do jogo no Brasil, diversas ações promocionais pipocarampelas redes sociais, como a do Shopping Bela Vista, de Salvador (BA), que contratou uma treinadora, a caráter, para ajudar clientes na captura dos bichinhos. Moral da história: o aproveitamento da oportunidade é o espírito do empreendedorismo — e algumas pessoas sou- beramvaler-se da onda. É importante destacar que essa apropriação é estrategi- camente programada dentro das engrenagens do game . Essa é umamecânica que permite ao jogador facilitar a busca e acoleçãodascriaturasparaoutros jogadores, promovendo aconvergênciadepessoas (jogadores) emummesmo local. O aproveitamento do uso de um app de sucesso como ferramenta publicitária tem se tornado relativamente comum. Oaplicativode rotasWaze e omensageiroWhat- sApp têmsidocadavezmaisutilizadosparaessefim, com a inserção de ferramentas de conteúdo publicitário deste último sendo oficializada recentemente, como detalha a BBCna reportagem“ Por que oWhatsApp está dando o seu telefone para o Facebook ”, publicada no site do G1 no dia 27 de agosto. Enquanto o formato publicitário por spots, impressos e vídeos interruptivos tem sofrido desde o surgimento da internet, os aplicativos estão entrando no cotidiano dos consumidores e retendo sua atenção (e até mesmo adoração), cada vez mais disputada. Resultados A consequência não poderia ser outra. O jogo se revelou umfenômeno de consumo emforma de aplicativo, espa- lhando-sepelos smartphones rapidamente como fogoem palha seca. O jogo, inegavelmente, tornou-se umsucesso mundial, de público e de marketing. Se resta dúvida sobre o que esse “joguinho” represen- tou para a indústria de aplicativosmobile, veja os núme- ros coletados durante os primeiros meses do game no mercado. Não foi por acaso que esse jogo relativamente simples deixou o mundo do marketing e dos negócios espantado com seus resultados! PokémonGo ainda está emsua primeira versão e não temos certeza sobre o seu desenvolvimento no longo prazo. Aomesmo tempo que a base de jogadores começa a encolher coma saída dos curiosos, quemigrarão para outros jogos concorrentes que certamente aparecerão embreve, a Niantic entende o jogo como umserviço em constante atualização. Novas funcionalidades podem surgir paramanter jogadores ativos e sustentar sua posi- ção nos ranques. Essa atualização constante na busca de adequar o serviço aos gostos do usuário é estratégica . Pode- mos esperar que aNiantic, se continuar o bom trabalho, vai jogar ainda mais gasolina nesse fogo de palha para manter os negócios em alta e o sucesso crescente! Mauro Berimbau Coordenador do GameLab ESPM Matheus Marangoni Professor de graduação da ESPM Ouso “esperto”da realidade aumentadamotiva ousuário autilizar o jogoparaproduzir seupróprio conteúdo e compartilhar emsuas redes sociais

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