RESPM SET-OUT 2016
setembro/outubrode 2016| RevistadaESPM 91 a SmarttBot utilizam algoritmos que permitem operar aomesmo tempo diversos bots emummesmo papel, em uma mesma corretora. Além do setor de investimentos e ações, tambémos bancos estão passando por intensas mudanças, coma chegada das chamadas fintechs . Essas pequenas notáveis estão promovendo uma “uberização” dos serviços bancários. Em2013, obancoespanhol BBVA lançou um fundo de venture capital de US$ 100milhões, comfoco emstartups financeiras. Essas startups fazem usodealgoritmose bots inteligentespara facilitaroacesso dos correntistas a diferentes serviços, como pagamen- tos, recebimentos, crédito, controle de conta-corrente e investimentos. Os bancos tradicionais não perderam tempo e, agora, buscamparcerias e aquisições. Na área da saúde e damedicina, umalgoritmo criado por Tuomas Sandholm ajuda milhares de pacientes na filado transplantede rima encontrar doadores perfeitos, nos Estados Unidos. O algoritmo é capaz de encontrar compatibilidade entre receptor e doador percorrendo centenas de variáveis, muitas das quais dinâmicas. O uso de algoritmos para escanear imagens de raioX com- putadorizadas de pulmão aumentou em16% a detecção de nódulos cancerígenos. Algoritmos também estão presentes nos aplicativos de monitoramento de saúde utilizados por milhões de pessoas ao redor do mundo. A empresa HealthTap fornece aos usuários uma cone- xão imediata com os médicos por meio de sua rede de mais de 100 mil médicos cadastrados em mais de 141 especialidades. A plataforma Vivify Health tem cerca de 100 algoritmos customizados desenvolvidos a partir das melhores práticas pesquisadas em 600 hospitais e seguradoras de saúde. Os algoritmos são responsáveis por aplicativos voltados para os cuidados que o paciente deve ter consigomesmo após deixar o hospital, influen- ciando assim, positivamente, em sua recuperação e diminuindo os custos de retorno. No quesito “relacionamento com o cliente”, vale res- saltar o fato de que mais de 2,5 bilhões de pessoas pos- suemaomenos umaplicativo demensagens instalado, sendo os dois preferidos o Facebook Messenger e o WhatsApp. Entre as plataformas de mensagens, Face- bookMessenger e Telegram já possuemum “kit aberto” para desenvolvimento de chatbots . Entre as áreas mais ativas estão suporte, atendimento ao cliente e vendas de produtos. Oprincipal motor para reduzir os custos de atendimento ao cliente está relacionado aos avanços no processamento de linguagemnatural (PLN). Apartir do uso desse tipo de técnica, algoritmos são criados para que chatbots sejam capazes de compreender grupos de palavras e responder de forma natural ou casual com palavras semelhantes, criando assim um diálogo no qual o interlocutor, na maioria das vezes, não sabe que está interagindo comum chatbot . A tendência é de que as redes sociais tenham cada vez mais chatbots operando de forma natural, emconversas comclientes e emcam- panhas de produtos e serviços. Entre os cases de sucesso no uso de chatbots para atender clientes, temos: Burger King; 1-800-Flowers (considerado um dos melhores na área de e-commerce); e KLM, que utiliza a tecnologia a seu favor para agendar viagens. Existe um caminho para os diferentes segmentos da indústriaedosserviçosparavencer acrise. Para issoépre- cisoobservarasoperaçõescomopartedainfoesfera,como ummar de informação que precisa ser navegado de outra forma, rompendo os tradicionais paradigmas e modelos de negócios. Algoritmos e bots certamente podemajudar. Ricardo Defaveri Murer Professor de redes sociais do MBA da ESPM O uso de algoritmos para escanear imagens computadorizadas de raio-X de pulmão aumentou em 16% a detecção de nódulos cancerígenos shutterstock
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx