RESPM ABR_MAI_JUN 2017

abril/maio/junhode 2017| RevistadaESPM 111 reprodução Aliás,eaindanessecampo,háalguns anos, Décio Pignatari realizou a pri- meira tentativadeutilizar, no textode propagandadeanúncios,algunsacha- dos do concretismo. Embora muitos considerassem que o resultado final revelasse,antesdemaisnada,umcerto amadorismopublicitário,nãohádúvida de que, hoje, aquela experiência deva ser encarada comouma contribuição, cabendo-lhe, portanto, méritos. Pois paramilhõesdepessoas— leitoresdos jornaisonde foraminseridosos anún- cios—eraoprimeirocontatoreal,prático, imediatocomoconcretismo.Algoque saíradosrestritoscírculosdediscussão acadêmicaparaoaproveitamentogeral. Eninguémpodenegarquedentrodos estúdios das agências de propaganda encontra-sehojeumgigantescopotencial dearte,apesardasconcessõesforçosasedosanúncios“qua- drados”quealgumasagênciasobrigamseusartistasafazer. O fato é que, enquanto não houvermercado para os seus trabalhos —mercado que independe do seu talento pessoal ou da qualidade de seus quadros —, o artista só sobreviverá dapropaganda,semprecisarbuscaroutrasprofissões,onde os seusproblemas seriamoutrosquenãoaquelesdaarte. Emsociedadesmaisdesenvolvidas,esseprocessodeinte- graçãonãoéobrigatório.Pode-secitarnomesdecentenasde artistas dos Estados Unidos, França, Inglaterra que vivem exclusivamentedesuaarte,semfazerconcessõesàindústria. Mas,ali,graçasafatoreseconômicosdiferentesdosnossos, acompradeobrasdeartevemsendopropiciadaexatamente pelodesenvolvimento industrial. Aatitude favorável à inte- gração,adotadaemnossopaísporalgunsartistas,revelanão sóacompreensãodomomento,masumatomadadeposição paradeleparticipar e, pelo trabalho,melhorá-lo. Essaespéciedepioneirismoéoobjetivofinal doMetro3. Emseu caso, especificamente, não há o perigo de se tenta- rem, bruscamente, experiências amadorísticas. Nemcair paraomaugostodeexperiências“modernosas”emanúncios. Claro,outrosartistasexperimentaram,antes,umaatitude independente, comoWesleyDukeLee.Mas, devidoa talvez umaexcessivaradicalização,Wesleyfoibem-sucedidoapenas parcialmente—eforadoBrasil.Outros,comoThomasIanelli, passarampelamesma experiência,mas, possuindooutros meiosdevida, preferiramdedicar-se inteiramenteàarte. É fácil cair na tentação de fazer concessões para ganhar dinheiro. Isso já ocorre comalguns artistas. Mas há os que resistem, alémdoMetro3. ÉocasodoEstúdioÂngulo, diri- gido por AcácioAssumpção. Repudiamo decorativo inútil; procuram,pormeiodasboasformas,contribuirparaodesen- volvimentodobomgostodo espectador. Para isso, todos os recursostécnicossãoutilizados,ultrapassando-seemmuito as limitaçõesda tela, dospincéisedas tintasaóleo. Alémdomais, compreendemque a arte não pode ficar limitada àqueles instrumentos tradicionais — por mais estranhos que sejam —, mas buscam novos elementos em tudo o que os rodeia, na química, na física, nas ciên- cias e na técnica. Outrofatorsatisfatórioéodauniãodosartistas.Opróprio tipo de escolha determinou uma clara divisão de trabalho, quandoo resultadofinal émaisdoqueobradeumaequipe, contribuição pessoal e individual de cada um: fotógrafos, pintores, arquitetos, desenhistas e gravadores. É uma obra total que ultrapassa as limitações do trabalho pessoal para ser uma contribuição exatamente para o desenvolvimento individual decadaumede todos. Roberto Duailibi Publicitário, foi um dos fundadores da lendária DPZ Propaganda Arte gráfica feita por Wesley Duke Lee, em 1966, para ilustrar a segunda edição do jornal REX Time , distribuído pela REX Gallery

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