RESPM ABR_MAI_JUN 2017
abril/maio/junhode 2017| RevistadaESPM 25 preferemtransferir os filhos para a escola pública a subs- tituir todos os itens alimentícios por marcas inferiores. A escola particular compete então no share of wallet do consumidor e perde para alguns biscoitos, iogurtes ou guloseimas de marcas premium . Conclusão: empobrecemos nos últimos dois anos! Para os integrantes da nova classe média, a vida está mais cara, a situação econômica desfavorável e tudo ficou mais difícil. Contudo, não percebem um empo- brecimento direto. No lugar disso, explicam que, na verdade, pouca coisa mudou na vida deles. Afinal, sempre tiveram dificuldades e a vida nunca foi fácil. “ A gente está sempre lutando pra sobreviver. A diferença é que antes a gente estava comprando demais e se endi- vidando demais .” Milhões de integrantes da nova classemédia ingressa- ramnoparaísodoconsumosomentedepoisde2005.Ainda estãoaprendendoacomprareacontrolarosgastos.Acrise évistaporelescomoumapossibilidadedeaprendera frear o consumismo e a fazer comprasmais conscientes. Neste panorama, a nova classe média está lutando para manter um dos únicos ganhos que teve na última década: o acesso ao consumo. Fica para o país a lição de que a redução da desigualdade entre as classes econômi- cas não é feita somente pormeio de políticas de inclusão no consumo, mas primordialmente por meio do acesso igualitário às condições mínimas de qualidade para educação, saúde e infraestrutura. Fábio Mariano Borges Professor do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor, dos cursos de Ciências Sociais e Consumo e Comunicação da ESPM. Também é professor na FGV, FIA/USP, USTJ e Faap Oempreendedorismodasobrevivêncianada temaver comoempreendedorismoplanejadoouvocacional, massimcomaurgênciade fazer algumdinheiro shutterstock
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