RESPM ABR_MAI_JUN 2017
abril/maio/junhode 2017| RevistadaESPM 37 convocação ao consumo da população, as campanhas de educação financeira — ainda fortemente patrocina- das pelo sistema financeiro — não alcançavameficácia. Paraessafragilidadecolaboravamváriosfatores.Empri- meirolugar,erahabitualqueasestratégiasfossemmontadas apartirdefalsosclichêssobreocomportamentofinanceiro dossetoresdebaixarenda.“Descobertas”de focusgroups mal realizados—cujaprincipalfinalidadeeraconfirmaroqueo cliente gostaria de ouvir — acabavamoriginando premis- sas que conduziamadesacertosnadefiniçãode conteúdo, estruturaçãodametodologiae formataçãoda linguagem. Em segundo lugar, àmedida que o quadro econômico foi se tornandoadversoeoBrasil foi perdendoagraçapara si eparaomundo, onível de rendadapopulaçãocomeçou a decair. Além disso, com o agravamento da recessão, o desemprego se instalou e o descontrole também. Como resultado, as famílias de baixa renda, em processo de consumodesenfreadodesde o governoLula, explodiram seus níveis de endividamento. Segundodados da Serasa, em janeiro de 2013, 50,2milhões de brasileiros estavam comas contas ematrasohámais de trêsmeses. Em2014, esse número subiu para 51,8 milhões. Em 2015, atingi- mos 54,1milhões. Em janeiro de 2016, a bomba estourou de vez, conforme demonstra a reportagempublicada no jornal Valor Econômico , do dia 10 de abril: 59 milhões de brasileiros inadimplenteshámaisde trêsmeses. Boomm! Por fim, parte importante da ineficiência das campa- nhas de educação financeira destinadas às populações de baixa renda no Brasil pode ser atribuída a um triplo engano. Oprimeiro está relacionado à tentação de cobrir o conteúdo comvéusmoralistas (“faça isso e não aquilo como dinheiro”). O segundo, de incorporar inconscien- tementena abordagemcacoetes depreconceitode classe (“eu sou o que sabe, você é o que não sabe”). O terceiro, e mais importante, foi o fato de não ter compreendido que umprocesso de educação, para ser eficaz, precisa levar em conta o seguinte tripé: perspectiva de longo prazo, repetição de conteúdo e consistência de mensagem. Naausênciadessastrêscaracterísticas,nãoseestabelece educaçãofinanceira que funcione e perdure. Na ausência dessesatributos, namelhordashipótesesoque temos são campanhasdemarketingquefalamsobrefinanças.Masisso raramentedácerto.Poraqui,comosevê,atéagora,nãodeu. Cássia D’Aquino Filocre Especialista em educação financeira e membro da International Association for Citizenship, Social and Economics Education (IACSEE) AdecisãodogovernoLulade instituir ocrédito consignado foi omelhor presentequeosbanqueiros emseusmelhoressonhospoderiamambicionar shutterstock
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