RESPM ABR_MAI_JUN 2017

abril/maio/junhode 2017| RevistadaESPM 75 1900 -5 0 5 10 15 1905 1910 1915 1920 1925 1930 1935 -2,1 -2,9 -4,2 -4,2 -0,5 -0,2 -3,7 -3,8 -3,3 0,8 1,0 1940 1945 1950 1955 1960 1965 1970 1975 1980 1985 1990 1995 2000 2005 2010 2015 Anos 1930: Grande Depressão Anos 1980/1990: Crise da Dívida + Hiperinflação + Impeachment CRISE ATUAL shutterstock D epois de mais de uma década de razoável estabilidade econômica, enfrentamos a maior crise da história do país. Conside- rada a retração do PIB acumulada de 2015 e 2016, o impacto é maior do que o da Grande Depressão da década de 1930. Mas vamos deixar as causas e os efeitos para os ana- listas políticos e econômicos e voltar nossa atenção para o marketing e a comunicação. Cometendoopecadodageneralização,meatrevoadivi- dir a história recente domarketing brasileiro emquatro períodos: “Milagre econômico (1970-1980)”; “Hiperinfla- ção (1980-1995)”; “Estabilidade (1995-2010)”; e “Transição (2010-2025)”. As datas, é claro, estão arredondadas para facilitar a conversa. Durante a época domilagre econômico, omercadobra- sileiroera “protegido”, os investimentos eminfraestrutura eramprodigiosos (incluindo osmeios de comunicação), o país crescia rapidamente, os mercados se expandiam e tudo que se produzia era facilmente consumido. Foi nesse período que o marketing se consolidou no Brasil, as agências de publicidade se profissionalizaram, o pla- nejamento de mídia se tornou mais técnico e grandes marcas internacionais se sedimentaram. Os anos de hiperinflação foram bastante complexos. Negociações financeiras ganharamrelevância. Descon- tos e prazos de pagamento eram, na ocasião, a melhor forma de otimizar umplano demídia. Aconteceu a “aber- tura de mercado”, que, somada à desaceleração do con- sumo, tornou o cenário mais competitivo, preservando a importância das atividades demarketing e comunica- ção. Sucessivos planos econômicos que incluíamo con- trole de preços interferiram diretamente nas relações de consumo. Operíodo de estabilidade que se sucedeu foi caracteri- zadopor dois aspectos relevantes. Deumlado, umcenário bRASIL: CRESCIMENTO DO PIB (1902-2018) Variação anual do PIB real em % Fonte: Para 1902-1947. Haddad, Claudio Luiz da Silva. ”Crescimento do produto real no Brasil, 1900-1947”, R. bras. Econ., 1975. Para 1947-2015, IBGE, Sistema de Contas Nacionais Referência 2000 . Para 2016-2018, Mercado Popular.

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