RESPM ABR_MAI_JUN 2017
abril/maio/junhode 2017| RevistadaESPM 89 muito foi o otimismo com o país. O brasileiro sempre acredita que a sua vida vai melhorar a despeito do que acontece ao seu redor. Revista da ESPM — Voltando aos segmentos de consumo, quais pode- mos afirmar que são os maiores vence- dores com a crise? Sonia — As categorias que mais cresceram nos últimos dois anos estão entre os produtos básicos. Por outro lado, há categorias que se destacam. Um exemplo é o sabonete em barra com algum benefício, o premium acessível. Não é o sabonete líquido mais premium , mas uma ver- são intermediária. Outro: o azeite de oliva cresce mais em relação ao óleo de soja. No segmento de limpe- za, os limpadores específicos para banheiro. Em roupas, os amaciantes concentrados. No açúcar, o mas- cavo é o que mais cresce, embora ainda seja um segmento pequeno, e está associado à questão da sauda- bilidade. Em beleza, o destaque é o xampu para tratamento, em corres- pondência ao corte de gastos com cabeleireiro. Então, são questões relacionadas ao que dissemos antes: praticidade, bem-estar e relação custo-benefício. Revista da ESPM — E os que mais perderam? Sonia — São segmentos que já vi- nham em queda, como extrato de tomate e o sabão em barra para lavar roupas, por exemplo. Mas, no geral, houve uma redução na frequência. Nas classes A e B, registramos que- da no consumo de suco pronto, que passou a conviver mais com outras bebidas. No geral das classes, houve queda importante também na fre- quência do consumo de leite, salga- dinhos, sorvete e fralda descartável, entre outros. Nas classes D e E, caiu muito o refrigerante, por exemplo. Oconsumidor seprogramamaispara fazer assuascompras, diminui onúmerodevezesquevai aosupermercadoecompra emquantidadesmaiores. Oatacarejoeas lojasdeproximidadesãograndes tendências shutterstock
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