RESPM ABR_MAI_JUN 2017
abril/maio/junhode 2017| RevistadaESPM 95 Emrelação ao consumo de produtos de alto giro, esse perfil racionaliza ainda mais, aumentando compras de abastecimento (muitos itens e alto desembolso), ocasiões em que buscam se beneficiar de promoções nos supermercados e custo-benefício nos atacados. O movimento é favorecido por melhorias de condições de pagamento dos atacadistas, que passam a parce- lar compras e aceitar cartões de crédito em algumas regiões do Brasil — canal de compra que veio para ficar e tende a seguir com resultados positivos, mesmo no período pós-crise. O brasileiro aprendeu a escolher a composição de seu carrinho de compra, dependendo do tipo de varejo que frequenta, especialmente o perfil de alta renda. Esse âmbito beneficia produtos em embalagens gran- des, promoções de marcas líderes atrativas e mar- cas de médio e baixo preços que entregam qualidade de maneira justa. Com todos esses fatores em jogo, o consumidor se tornou mais exigente, e mesmo os que optampor marcasmais baratas esperamumequilíbrio entre custo e desempenho. O difícil exercício da economia As classesmais pobres da população sofrempara equa- cionar gastos básicos, como educação e aluguel. Hoje, as classes De E representam28% das famílias e seguem numa situação de vulnerabilidade. Esse público apre- senta umcomportamentomais próximo ao da classe C, no sentido de gastarmenos do que ganha — o que reflete uma quebra no histórico emque os gastos eramsuperio- res aos rendimentos. Mas ainda necessitam fazer esfor- ços emgastos que impactama possibilidade de evolução em qualidade de vida no longo prazo. Para equilibrar o bolso, essas famílias reduzemdespesas comeducação, já que aluguel pesa muito: 15% em 2016 — número que representa umavanço considerável, tendo emvista que Os millennials foramacostumadosaconsumir supérfluoscomose fossemitensbásicos, porém, desdemeadosde2015, seviramobrigadosa refletir sobresuascomprase reduzir oconsumo shutterstock
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