RESPM ABR_MAI_JUN 2017
abril/maio/junhode 2017| RevistadaESPM 97 consumomaissofisticadofazpartedarotina,eissoexplica osaltosíndicesdelealdadeamarcasdemédioealtopreços. Éumaparceladapopulaçãoquerevelaoportunidadespara a indústria. Se ficaremfiéis agora, tendem a impulsionar mais fortemente a retomada de crescimento de produtos que caracterizamumconsumomais sofisticado. Por outro lado, a populaçãomadura, que será amaior parcela da população nos próximos anos, apresenta um consumo mais equilibrado. Para o futuro, é impor- tante que a indústria e o varejo se atentem às necessi- dades desse público, que atualmente menciona sentir falta de produtos e serviços que os atendam melhor. Este alerta abre espaço para a indústria reinventar a maneira como comunica seus produtos, pensando em atingir esse target, e para o varejo repensar as condi- ções de acessibilidade de suas lojas. Quando vai às compras, a população madura prefere os períodos da manhã e lojas menos movimentadas e valoriza cor- redores amplos, menos filas e estacionamento. Já em relação aos produtos, não quer ser estereótipo de uma população cansada, mas sim autônoma, ativa e com vontade de viver mais. Essa é a nova estrutura do Brasil: pessoasmais conec- tadasaosgrandesnúmerosdaeconomia, tais comoa taxa de desemprego e a variação do PIB. Ao mesmo tempo, esse público quer consumir produtosmelhores, a preço justo e sem desqualificar a evolução nos padrões con- quistados nos últimos anos. Um grande desafio para a indústria e o varejo é refletir de forma integrada como fomentar a economia por meio de soluções, que já não devemser únicas, e atender às necessidades das distin- tas classes sociais e gerações. Raquel Amancio de Oliveira Ferreira Expert em conhecimento do consumidor da Nielsen Brasil Buscademaior segurança financeiraéo legadoque ficou paraaclasseC, que, assimcomoamaioriadosbrasileiros, nãocostumavapoupar shutterstock
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