RESPM_JAN-FEV-MAR 2017
janeiro/fevereiro/marçode 2017| RevistadaESPM 15 mudançasdomundoatingemuitossegmentos.Aesquerda políticanoBrasil,porexemplo,nãosabeusarohumor.Eles seguemusando termos e piadas dos tempos da ditadura, coisasvelhascomoaprópriafaltaderenovaçãododiscurso. Veja, por exemplo, a página de quadrinhos do jornal Folhade S.Paulo , comAlanSieber eAndréDahmer. Emvez de humor, proselitismo. E o proselitismo tem sempre um aspecto taliban, não temnada de humor. As anedotas de modo geral, que nascem espontanea- mente, ganharam hoje no Brasil uma dimensão enorme graças à internet. Principalmente com as redes sociais, ela permite que todos os lados adquiram voz, e acredito que conseguimos o que muitos reclamavam: meios de comunicaçãorealmentedemocráticoseabertos,apesarde UmbertoEco ternotadoquea internet abriuasportaspara toda a imbecilidade humana. Aliás, não só ele. Isso é uma grande verdade. Damesma forma como se produzemmensagens ruins na propaganda e no jorna- lismo, ou ainda se interpretam de forma errada as pes- quisas e se gastammilhões em campanhas com embo- cadura absurdamente torta, há os que achamque de uma hora para outra se tornarão astros de primeira grandeza. Daí partemparauma exposiçãoquebeirao ridículo, uma exposiçãogratuitadehábitose jeitodevidaquebempode- ria ser dispensada de aparição pública. Ocerto,portanto,équevivemosemummomentodegran- des rupturas. Fala-se emcomunicação disruptiva como se fossepossívelestabelecerumnovomodelo.Masaverdadeira comunicação e as verdadeiras arenas continuamaí. Estão emnovosformatos,embaladasemnovastecnologias,com novos coloridos,mas seguemdisponíveisparaapráticada boa propaganda, daquela que considera as mudanças de pensamento, as novas ideologias, a criatura humana. Que usaa intuição, a inspiraçãopoética, o insight . Nãosepode,emnomedosaudosismo,dizerque“nomeu tempoeramuitomelhor”.Omeutempoéhoje,omeutempo exigedemimmuitomaisatualizaçãoerequerumdesempe- nhoemconsonânciacomoqueomercadoespera.Afinal,o mercado e o consumidor sempre irãonos dizer que tipode produtoqueremcomprarnaquelahora,quesonhosdecon- sumo estão procurando. Basta que a gente pare, analise e sigaosnossos instintos. Roberto Duailibi Publicitário, foi um dos fundadores da lendária DPZ Propaganda shutterstock Hoje,umtestemunhaldeum youtuber podesermaisrelevante paraamarcadoqueaquelacampanhabonita,comatores famososeveiculadanasgrandesredesdecomunicação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx