RESPM_JAN-FEV-MAR 2017
janeiro/fevereiro/marçode 2017| RevistadaESPM 23 de criar no Google, que é o mesmo da Globo. Este jeito brasileiro tem um estilo muito duro de operar e faz com que sejamos todos muito duros. É um modelo ruim, que atende a algumas necessidades, mas não a todas. Ne- nhum ente sozinho vai achar a solu- ção, por isso acho que ela depende de umesforço conjunto. Revista da ESPM — Nesse contexto, qual é a longevidade das normas-padrão praticadas no mercado brasileiro? Ciaco — A ideia [por trás das nor- mas-padrão] é organizar, padronizar. Mas hoje há uma distância entre esse modelo e o atendimento das necessi- dades das três partes, não só do anun- ciante. Se não há alternativas para os três trabalharem melhor, é preciso repensar tudo de novo. Isso não signi- fica destruir o modelo, porque ele nos trouxe rentabilidade e bom funciona- mento. O problema é que estamos fa- lando de ummodelo de 30 anos atrás. Ele precisa incorporarmais coisas, ser mais flexível emalguns aspectos. Revista da ESPM — Há 15 anos, os portais da internet entraram como a versão digital da mídia tradicional, oferecendo pacotes de patrocínio com base em audiência no mesmo modelo que já existia. O marketing associado a mecanismos de busca e as mídias sociais subverteram de tal forma o consumo de mídia digital, que os portais se desidra- taram completamente. Que tendências o senhor identifica na comunicação das marcas diante dessa realidade? Ciaco — A marca traz para si mais responsabilidade, principalmente porque ela tem de atender ao seu con- sumidor, não apenas nas relações de um determinado consumidor com a Fiat. A marca precisa suprir as rela- ções como consumidor emoutras ins- tâncias, do contrário ela não consegue atender às necessidades em toda a ca- deia. A marca tem responsabilidades que vão alémda relação direta de con- sumo. Ela precisa criar propostas para Ocarroconstrói desejodeoutro jeito. Seaspessoasnãogostassemdecarro, nãoandariamdeUber. Nãoéqueoconsumidor estádeixandoocarroparaandar apéoudebicicleta. Elesóestáusandoocarrodeoutro jeito shutterstock
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx