RESPM_JAN-FEV-MAR 2017

janeiro/fevereiro/marçode 2017| RevistadaESPM 35 a sua gestão ganha maior complexidade, porque passa a envolver toda a empresa e se torna uma das garantias de resultado futuro da organização. Por isso, hoje se fala em gestão da cultura da marca, envolvendo com- petências de planejamento estratégico, RH e, obvia- mente, o marketing. Veja que não é apenas cultura organizacional, mas cultura damarca: nasce dentro da organização e ganha valor por meio das experiências que proporciona para todos, dentro e fora da organização. É cultura damarca porque cria hábitos e estilo de vida no mercado e na sociedade. Quanto mais os processos, os procedimen- tos, os serviços, os produtos e as soluções da marca forem adotados por pessoas e empresas, maior será o seu valor de mercado. Como gestão de cultura, o branding está emtudo,mas não temnenhuma atividade direta sobre algumpúblico. Suas atividades são relacionadas a gerenciar o ativo, a capacitar a empresa e a fazer suas equipes e parceiros criarem experiências de marca com um DNA compar- tilhado quemobilizamo negócio, aomesmo tempo que fortalecem a confiança na marca. O branding está presente nas vendas, na promoção, no patrocínio, na rede social, no endomarketing, na polí- tica de remuneração, no plano de carreira, noRI, porque seu público-alvo são as pessoas e não o consumidor, o funcionário, o fornecedor, o jornalista ou o investidor. Para cada umdesses personagens existe uma disciplina dedicada e o branding está em todas elas. Obranding garante que qualquer ação, dentro ou fora da empresa, esteja construindomarca, além de cumprir seuobjetivoespecífico. Cadaaçãoentreoseupúblico-alvo vai fazer o que tem de ser feito na sua circunstância, para aquele público e com determinado objetivo, mas como jeito de pensar e fazer damarca. Essa identidade/ cultura compartilhada deve ser a mesma, não importa quais sejamo segmento demercado, o público, a região ou o país. Portanto, não há dilema se, ao direcionar seus recur- sos para o PDV, você fizer com que todas as ações aju- dem a construir a marca e fortalecer a relação, além de promover a transação. Ricardo Guimarães CEO e fundador da Thymus Branding Obranding é capaz de criar experiências demarca comumDNA compartilhado que, aomesmo tempo, mobilizamonegócio e fortalecema confiançanamarca shutterstock

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx