RESPM_JAN-FEV-MAR 2017

janeiro/fevereiro/marçode 2017| RevistadaESPM 51 Novo panorama SegundoasanálisesdaAccenture, três fundamentos indi- cam os rumos da indústria da comunicação e do marke- ting: o consumidor ainda é o rei do conteúdo e define a hora, o lugar eque tipodemensagemquer receber; a expe- riência digital está cada vez mais turbinada, sendo uma alternativade entretenimentoe informaçãoqueosmeios tradicionaisnãoofereciamaté então; adisrupçãoé anova norma — empresas como Netflix passam a fazer desde a produção até a distribuição de seus conteúdos. “A nova estrela do mercado é a capacidade de agregar três pon- tos: ter o dispositivo correto, com a conexão adequada e omelhor conteúdo”, apontouBomilauri. Para tanto, todas as grandes empresas estão tentando se reposicionar, com o objetivo de oferecer tanto tecnologia quanto con- teúdo, como é o caso da recente compra da TimeWarner pela AT&T. “Está ocorrendo uma disrupção na cadeia de valor da indústria de mídia, que agora tem condições de desenvolver umconteúdo direcional ao cliente, dominar o mundo multicanal, entender e atender ao consumidor em todos osmomentos.” NoBrasil,algumasiniciativasindicamqueessecaminho começa a ser trilhadopelas grandes empresas de comuni- caçãodopaís, como a aberturade umnovodepartamento nogrupoAbril,especializadonaproduçãode brandcontent ; a entrada das grandes empresas de consultoria na área de serviços de marketing digital, ou ainda a venda do grupo ABC para o gigante global Omnicom ( ver entrevista com NizanGuanaes na página 80 ). EncerrandoosdebatesdoprimeiroencontrodoForCom naESPM, Rafael Sampaioapresentouumestudoquedeta- lhao impactodapublicidadenaeconomiadoBrasil. Reali- zadapelaAssociaçãoBrasileiradeAgênciasdePublicidade (Abap), apartir deummodeloeconométricodaDeloittedo ReinoUnido,apesquisaindicaquecadaR$1,00aplicadoem publicidadegeraemmédiaR$10,69paraoPIBnacional.Os resultadosdesse levantamentovocêconferenaentrevista de Sampaio, que está publicada na página 52. Presidido por Dalton Pastore, ForCom reuniu os líderes da indústria da publicidade e domarketing na unidade de pós-graduação da ESPM arquivo espm

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