RESPM_JAN-FEV-MAR 2017
janeiro/fevereiro/marçode 2017| RevistadaESPM 57 maioria das pessoas não ama marca alguma; a ilusão do digital; e a ilusão da idade, que faz o publicitário mais velho focar demais em suas estra- tégias nos millennials, quando na realidade o mercado mais lucrativo é o da faixa acima dos 50 anos — público que temmuitomais dinheiro e tempo livre para gastar do que seus filhos. Hoje, o digital é o grande enable do que a marca está fazendo em outras mídias e funciona para determinadas ações. Para search , por exemplo, não tem nada melhor do que o digital. O mobile também é um instrumento fantástico, mas não tem um formato publicitário eficaz. O índice de cli- ques no digital ainda é baixo. Cons- truir uma marca no mundo digital é uma regra que só vale para empresas como o Google e o Facebook. E, ainda assim, essas companhias gastam uma fortuna em outras mídias para divulgar seus serviços. Revista da ESPM — O segredo está na integração das ações de internet com a publicidade tradicional. Mas muitos não entendem assim... Sampaio — Se o mercado usasse melhor a mídia tradicional em con- junto com a mídia digital, as campa- nhas teriammais efeito e isso traria mais anunciantes para o setor. Um dos últimos grandes movimentos desse tipo feitos no Brasil foi o in- vestimento da Procter & Gamble em mídia de massa. A multinacional entendeu que precisava investir em publicidade para ampliar sua fatia de mercado. Assim, em 2010, a companhia lançou a promoção do Avião do Faustão. Depois de 50 anos no mercado nacional, a Procter con- seguiu transformar sua história no Brasil com uma receita tradicional de mídia. Outro case brilhante é o da Friboi, que está a utilizar de maneira inteligente todas as mídias disponíveis — TV, revista, jornal e internet — porque sabe que precisa de todas elas para construir sua marca. Essa combinação gera um círculo virtuoso, que amplia o al- cance e a repercussão de qualquer campanha, incentiva a diferencia- ção pela inovação e faz com que as pessoas tenham interesse em adquirir produtos melhores. Revista da ESPM — Voltando a falar de inovação, sabemos que, no passado, a publicidade foi o veículo tradicional de introdução de novos produtos. Hoje, parece que essa missão foi transferida para outras formas de comunicação, ficando a publicidade mais preocupa- divulgação Apartir de2010, aProcter&Gambleusouapublicidadepara lançar apromoção doAviãodoFaustãoeassimampliar sua fatiademercadonopaís
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