RESPM_JAN-FEV-MAR 2017
Revista da ESPM | janeiro/fevereiro/marçode 2017 76 Opoderdagrandeideia Armando Strozenberg, chairman da Z+ Brasil e presidente da Abap, questiona: “Há quanto tempo você não se depara com um título inteligente na propaganda?” Mercado atual “Àexceçãodopoder da ideia, que continua sendo a razãode ser da propaganda, nãome parece possível encontrarmuitos traços comuns entre as campanhas de dez anos atrás e oque fazemos hoje. Acomunicaçãomudou de tal forma queninguémé mais capaz de afirmar que domina os seus fundamentos. A tecnologia assumiuumlugar tão retumbante, quemuitas vezes ela se transformana própria criaçãopublicitária. Já o tamanho e o alcance das redes sociais nos permitemafirmar que a informação cidadã, coma qual crescemos, está emrisco. Amídia tradicional está emextinção, mas a sua relevância, não. O processoque consolida os grupos de comunicaçãopublicitáriano mundo é irreversível. Por outro lado, nunca foi tão fácil, ajudado por umnotebook, desenvolver uma grande ideia emcasa.” Futuro da publicidade “Todos os fundamentos dopaís estão emcondições precárias. Política, economia, ética, poderes etc. Vivemos a tempestade perfeita. Asmarcas precisamse proteger para continuar nas suas posições de líderes. Produtos e serviços precisamser lançados para diversificar portfólios. Dessa forma, o valor da grande ideia publicitária se revaloriza. Sou umotimista por (de)formação. Umfã (histriônico) da capacidade criativa dos brasileiros. Um defensor (orgulhoso) donosso modelode publicidade.” Filosofia criativa “Acriatividade está centrada emdois conceitos: aGrande Ideia e a Transgressão. Oprimeiro é o talento individual. Já o segundo é uma questãode ambiente e postura profissional, que envolve tantoo anunciante quanto a agência. É fundamental que se cultive comaltas doses de ousadia, corageme inquietaçãoo espaçodo ato criativo—omomentonoqual se fundemos objetivos mercadológicos, a exequibilidade do job e odesenhoda ideia. Na criação eletrônica, continuamos competentes na construçãode personagens solos enousodohumor. Na área gráfica, a direçãode arte deuumgrande salto nos primeiros dez anos deste século,mas emdetrimento exageradodo texto, oque reduziuopadrão criativo e diferenciador das peças. Há quanto tempo vocênão se depara comumtítulo inteligentena propaganda?” Z+Brasi l | Armando Strozenberg divulgação
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