RESPM_JAN-FEV-MAR 2017

janeiro/fevereiro/marçode 2017| RevistadaESPM 9 Acriatividade emtempos duros: “Água mole empedra dura, tanto bate até que...” Guilherme Jahara A criatividade nos conecta. É o que nos desafia e nos faz entender o propósito de uma marca e compreender a sua história. Para tanto, as marcas precisam aprender a fazer parte de um debate. Elas ”falam”, mas também devem saber escutar e interagir com o seu público. Este cenário faz surgir novas formas criativas no mercado Pág. 78 A criação de marcas nas novíssimas arenas de comunicação Marcos Bedendo O que diferencia uma empresa no mercado é a maneira como ela enxerga a marca dentro de sua organização. Essa gestão de marca pode ser tática ou estratégica. Qual é a sua? Pág. 90 Opapel damídiaprogramática nouniversodacomunicação Fabrizio Bruzetti Muitos imaginavam ser mais uma moda passageira no mundo da comunicação, mas a mídia programática chegou para quebrar paradigmas e redefinir o dia a dia de anunciantes, agências e publishers em todo o mundo Pág. 96 Arenas da comunicação revisitadas: o novo contexto do marketing nos ambientes digitais contemporâneos Anderson de Andrade Checamos os celulares em média cem vezes por dia e esperamos que páginas de marcas respondam às dúvidas em não mais do que nove minutos. O cenário do marketing é cada vez mais desafiador tanto para as empresas quanto para os profissionais Pág. 100 Atenção: mobile marketing vai muito alémda criação de um aplicativo! Leo Xavier Enquanto no mundo off-line as marcas lidam com seus concorrentes diretos, no ambiente mobile elas disputam a audiência dos quase 110 milhões de brasileiros conectados com uma diversidade de vídeos, músicas, notícias e mais uma infinidade de conteúdos Pág. 104 Para onde vão os festivais? Bazinho Ferraz Natura Musical, Skol Beats e Rock in Rio mostram a força dos eventos brasileiros: sobra criatividade e falta patrocínio Pág. 110 Leitura recomendada 112 Ponto de vista O labirinto do planejamento 114 Entrevistas As lições de um precursor do novo marketing João Batista Ciaco 16 divulgação A propaganda precisa de mais QI e menos GRP! Rafael Sampaio O desafio agora é como Golias vai vencer Davi Nizan Guanaes 52 divulgação 80 divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx