RESPM JUL_AGO_SET 2017
julho/agosto/setembrode 2017| RevistadaESPM 105 canais de distribuição, concorrência de empresas locais e estrangeiras e logística de transportes. Missões empresariais A despeito das facilidades de comunicação hoje existen- tes, a organização de missões empresariais continua a ser de fundamental importância para a promoção das exportações. Há ainda certo desconhecimento em rela- ção a alguns países e suas respectivas culturas de negó- cio. Visitar mercados estrangeiros auxilia as empresas a divulgar seus produtos e a observar a concorrência local e a dos fornecedores de terceiros países. Alémde estimular a competitividadedos exportadores, asmissões empresa- riais ampliamas possibilidades de contatos para os parti- cipantes, abrindo portas em todo omundo. Em 2017, por exemplo, delegações empresariais de carátermultisseto- rial acompanharamoministro das Relações Exteriores, AloysioNunes Ferreira, a quatro países africanos: África do Sul, Moçambique, Nigéria e Gana. É inegável que, em alguns mercados, a presença de autoridade de alto nível facilita a aproximação empresarial e, portanto, favorece a promoção comercial brasileira. Feiras e exposições As feiras constituemum importante instrumento para a promoção de produtos brasileiros no exterior e para sua inserção emmercados estrangeiros. No primeiro semes- tre de 2017, o Programa de Feiras e Exposições, doMRE, apoiou a participação de representantes do setor privado nacional emmais de40 feiras, que contemplaramos prin- cipais setores da indústria brasileira. Cabe ressaltar que, apesar demanter o foco emmostras tradicionais, como a Foodex (Japão), a Sial (China) e a Summer Fancy Food (Nova York) — todas dedicadas ao setor de alimentos —, o programa desenvolveu ações inéditas em novos mer- cados, como a Siam, no Marrocos, e em setores de alto valor agregado e da indústria criativa, como a Design Week e a Feira doMóvel, ambas emMilão. É claro que na base de todo esse esforço está o empre- sário. O governo pode estimular as exportações, mas não tem como obrigar o empresário a exportar. Numa economia das dimensões do Brasil, com importante mercado interno, não são todos os empresários que se aventuram a explorar essa vertente. Nosso trabalho está em divulgar as oportunidades e auxiliar os que queiram aproveitá-las. Esta é uma pequena ilustração do trabalho desenvol- vido pelo governo, na área da promoção comercial. Há muitomais sendo feitonesse sentido, comodetalha o site www.investexportbrasil.gov.br, uma iniciativa conjunta dos ministérios da Agricultura, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e das Relações Exteriores. Neste endereço virtual é possível encontrar estudos, guias da série “Como exportar”, calendários de feiras, estatísti- cas de comércio exterior e outras informações relevan- tes para aqueles empresários que desejam se aventurar no exterior. Ao dar transparência aos esforços que vem realizando e ao tornar disponíveis os resultados desse trabalho, o Itamaraty contribui, na medida justa de seu mandato e de suas capacidades, para incrementar as exportações brasileiras e, com elas, a prosperidade e o bem-estar da nossa sociedade. Orlando Leite Ribeiro Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores OBrasil se beneficiou do período de alta das commodities, entre 2005 e 2011. Mas sofreu coma queda dos preços, nos quatro anos seguintes shutterstock
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