RESPM JUL_AGO_SET 2017
julho/agosto/setembrode 2017| RevistadaESPM 29 shutterstock A ideia de Cadeia de Valor foi iniciada com os estudos sobre Estratégia Competitiva (Editora Campus,2006),feitosporMichaelPorter,autor que definiu a empresa como umagregado de atividades constituído e desenvolvido com o objetivo de conceber, transformar, comercializar e entregar umbem ouserviço, sendooseuencadeamentoorganizadopor elos que adicionamvalor. Comisso, as empresas deixaramde ser entendidas como uma coleção de atividades indepen- dentes, transformando-se em um sistema organizado e interdependente, cuja contribuição de cada elo no enca- deamentodas atividadesprodutivasparagerar valor pode se tornar uma poderosa força de vantagens competitivas. Coma emergência de uma realidade econômica e com- petitividade global, umdos principais direcionadores da estratégia empresarial passa a ser a coordenação e a oti- mização de tais encadeamentos internacionalmente, com vistas a aumentar o valor adicionado de cada um dos seus elos ante as vantagens específicas propiciadas por países estrangeiros. Assim, uma nova lógica econômica da racionalidade empresarial alvorece, caracterizada pelo redesenho das fronteiras organizacionais a partir das análises dos cus- tos e dos ganhos incorridos na busca pelamaximização dos resultados de atividades-meio produtivas, o que pode ocorrer, agora, tanto interna quanto internacionalmente. Como decorrência, amplos processos de subcontratação e de investimentos são iniciados, os quais reordenamas cadeias produtivasmediante novas complexidades, coli- mando nas Cadeias Globais de Valor (CGV).
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