RESPM JUL_AGO_SET 2017

julho/agosto/setembrode 2017| RevistadaESPM 35 shutterstock 1 0 a n o s d e R e l a ç õ e s I n t e r n a c i o n a i s “Eu sou um diplomata corporativo, com foco no mundo do marketing e dos negócios com o exterior”, define nosso ex-aluno do curso de Relações Internacionais (RI) Helder Marson Santos de Lima nas páginas a seguir. Omesmo termo, “diplomata corporativo”, poderia servir para classificar Marco Polo, o aventureiro veneziano, que revelou para a Europa omundomaravilhoso que se estendia para o leste. No livro sobre suas aventuras no Oriente,MarcoPolomostrou claramente qual era a sua preocupação principal, durante os longos anos que passou viajando. Ele queria, acimadetudo,ajudaropaiNicolaueotioMat- teoPoloa fazer negócios comos estrangeiros e ter um bom lucro no processo. De fato, essa é também a diferença do nosso curso de RI em relação aos cursos semelhantes oferecidos por outras boas escolas. ORI daESPMdeixapara os outros a diplomacia governamental e preo- cupa-seemformar jovens aptos a trabalhar no mundo globalizado, como “diplomatas corpo- rativos” e verdadeiros homens denegócios. E como objetivo de retratar o processo de formação de um profissional de relações in- ternacionais na ESPM, a Revista da ESPM escolheu cinco jovens que cursaram RI nesta instituição e já estão trabalhando ativamen- te, dentro e fora do país. São eles: Bruna Fan- chini, da Fundação Nestlé Brasil; Erick Gris- cenco, do Google; Helder Marson Santos de Lima, da P&G; Marina Tannous, da KPMG; e Mauricio Yin Vieira, que trocou a P&G por ummestrado noCanadá. p o r A n n a G a b r i e l a A r a u j o e F r a n c i s c o G r a c i o s o formaro marcopolo do s é culo 21! nossamissão:

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx