RESPM JUL_AGO_SET 2017
julho/agosto/setembrode 2017| RevistadaESPM 39 Lição de vida “Na ESPM aprendi a aprender e a me adaptar aos novos tempos, a ler o que está acontecendo e formar uma opinião com base na análise dos fatos, a ter uma visão mais crítica e fundamentada do mundo. Ao me tornar um generalista, ampliei minha capacidade de adaptação. Como queria trabalhar no mercado americano, fiz um bom trabalho no Brasil e fiquei de ol ho nas opor t un idades , até que surgiu uma vaga para compor o time de advertising para pequenas e médias agências do Texas e da região central dos Estados Un idos. As au las de como se portar e fazer negócios em ambientes cu ltura lmente diferentes, vivenciadas na ESPM, foram essenciais para que eu pudesse iniciar minha carreira internacional. Até porque fazer negócio aqui, nos Estados Unidos, é completamente diferente de negocia r com os brasi lei ros. Estou trabalhando na mesma área, vendendo o mesmo produto, porém, nos Estados Unidos, a comunicação como clienteprecisa ser direta. No Brasil, quando eu ia fazer uma reunião com o cliente, passava a maior parte do tempo tentando entender a empresa dele e conversando sobre assuntos pessoais, para no fim da conversa falar sobre negócios. Aqui, tenho apenas 30 segundos para me apresentar e conhecer a pessoa e outros 30 segundos para vender as soluções de publicidade on- line do Google. Os americanos são práticos e valorizam mais o plano de negócios: quem vai fazer a ação, como o anúncio será feito, em que prazo e qual é o resultado esperado.” Era pós-global “Vivemos em um mundo pós- global, onde muitos países têm levantado barreiras para dificultar o mov imento de i nteg ração causado pelo desenvolvimento das comunicações. Mas a natureza da internet é social e não respeita barreiras. Basta analisar a evolução da indústria na qual o Google está inserido. Tudo muda muito rápido. Em 2013, as pessoas estavam começando a realizar busca pelo celular. Hoje, as buscas já são feitas muito mais pelo celular do que pelo desktop, o que aumenta a frequência das buscas e permite que o usuário permaneça on-line o tempo todo. Agora, estamos assistindo à proliferação das assistentes virtuais, como oGoogle Assistant ou ainda a Alexa, da Amazon, que funcionam a partir dos comandos de voz. Essa busca por voz é uma tendência que cresceumuito noGoogle.” O que está por vir… “Não penso mu ito no longo prazo, porque daqui há dois anos pode ser que meu emprego não exista mais. De qualquer forma, sabemos que a mídia digital cresce exponencialmente em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, a crise causou um impacto negativo nos negócios,mas nomundovirtual os números continuam positivos. Como o pa ís é um mercado estratégico para o Google, todos os investimentos foram mantidos. Aqui trabalhamos com o conceito de next billion users : apesar de já ter muita gente conectada no mundo, o universo de pessoas que ainda não têm acesso à internet é infinitamente maior. Para o Google, os próximos um bilhão de usuários virão de mercados como Brasil, Índia e Indonésia. Hoje, o potencial do Brasil é tão grande quanto os problemas que ele enfrenta, com a crise política realimentando a crise econômica e impedindo que o país estabeleça um posicionamento clarono exterior.” “Na ESPM aprendi a aprender e a me adaptar aos novos tempos, a ler o que está acontecendo e formar uma opinião com base na análise dos fatos, a ter uma visão mais crítica e fundamentada do mundo. Ao me tornar um generalista, ampliei minha capacidade de adaptação”
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