RESPM JUL_AGO_SET 2017
julho/agosto/setembrode 2017| RevistadaESPM 89 brasileiro é obrigado a competir em uma situação diferente de seus concorrentes, que contam com uma carga tributária menor e um baixo custo financeiro. O Brasil precisa fazer a reforma tributária e assim dar condições para suas empresas competirem no exterior de forma isonômica. Mais que estimular a abertura de mercado, o governo deve negociar acordos com mais países, estabelecer um ambiente favorável aos negócios, ter uma carga tribu- tária menor e um custo financei- ro compatível com os principais players. Para tanto, é essencial que as reformas trabalhista e tributária sejam realizadas. Basta analisar um dado para concluir que algo está errado: o Brasil possui 4% dos traba- lhadores mundiais emais de 90% das reclamatórias trabalhistas! Revista da ESPM — Olhando para a sua própria história e para as oportu- nidades de expansão no futuro, o que a WEG espera do governo brasileiro para ajudar nossas poucas multinacionais? Silva — O governo precisa melhorar o ambiente de negócio brasileiro, come- çando pelas reformas estruturais e pe- los custos de financiamento. Somente assim as empresas terão ambiente para ampliar sua competitividade no mercado nacional e tambémna expor- tação de produtos manufaturados. En- quantoas reformasnãosaemdopapel, o governo tem ainda a possibilidade de aumentar a alíquota do Reintegra [Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras], que atualmente é de 2%, e não compensa os impostos que estão na cadeia de produtos industria- lizados. Portanto, nãoestamos falando em subsídios, mas de uma iniciativa que traria mais competitividade para as empresas exportarem produtos de maior valor agregado. É um ciclo natural: primeiro você fortalece seu negócio no mercado interno, depois nas exportações e, por fim, investe no mercado internacional. Em outra frente, os empresários brasileiros precisam olhar mais para o mercado externo e preparar seus colaboradores para atuar no mercado internacional. É o que fazemos há quase 50 anos com o Centro de Treinamento WEG (Cen- troweg), que oferece uma série de cur- sos técnicos aos nossos colaboradores. Eumesmo fiz parte da primeira turma doCentroweg! shutterstock Independentemente do cenário mundial, as empresas devem se internacionalizar para aumentar as oportunidades de crescimento e minimizar os riscos de atuar apenas no mercado interno
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