Revista da ESPM
ENSINO REVISTA DA ESPM | ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018 100 A verdade é que, desde os primeiros alunos e profes- sores reunidos naUniversidade de Bolonha em1088 até hoje, o modelo (da entrega de conteúdos programados) ainda é o que rege amaioria das relações entre as insti- tuições de ensino e seus estudantes. Neste quasemilênio de história, nota-se que as gran- desmudanças acontecerampara atender às demandas das novas formas de produção, caracterizadas pelas diversas revoluções industriais, como demonstraramas professoras Regina do Amaral Aires, FernandaMoreira e Patricia Freira, no paper Indústria 4.0: Competências requeridas aos profissionais da Quarta Revolução Indus- trial , apresentado em2017, noVII Congresso Internacio- nal deConhecimento e Inovação, emFoz do Iguaçu (PR). Como resultado dessa evolução, em 2020 já podere- mos ter umperfil totalmente diferente de universidade e instituição de ensino superior. Oprojeto Internet &American Life, da PewResearch Center, e o Imagining the Internet Center, da Elon Uni- versity, pediram a importantes stakeholders do mundo digital que formulassem dois cenários para 2020: um propõe umamudança substancial do ensino superior e o outro projeta apenas uma modesta mudança. Dos 1.021 especialistas que responderamà pesquisa, 39%concordaramcomumcenário demudançasmodes- tas até o fimda década: “ Em 2020, o ensino superior não será muito diferente do que é hoje. Embora as pessoas acessemmais recursos nas salas de aula, usando telas gigantes, teleconferências e dis- positivos pessoais inteligentes, amaioriadas universidades exigiráprincipalmente a frequênciapresencial e regular dos alunos, durante amaior parte do tempo emprogramas com recursos tradicionais epalestras.Aavaliaçãodamaioriadas universidades sobre o aprendizado e seus requisitos para a graduação será praticamente amesma de hoje”. Amaioria dos participantes (60%) concordou comum cenário que prevê mais mudanças: “Até 2020, o ensino superior será bastante diferente do que é hoje. Haverá adoção emmassa de teleconferência e aprendizado a distância para alavancar recursos espe- cializados. Um número significativo de atividades de Desde os primeiros encontros de alunos e professores na Universidade de Bolonha em1088, omodelo de entrega de conteúdos ainda é o que rege as relações shutterstock
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx