Revista da ESPM

ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018| REVISTADAESPM 105 PROLIFERAÇÃO DE NEGÓCIOS UNICÓRNIOS ENTRE 2011 E 2017 Empresas privadas avaliadas emmais deUS$1bilhão em31/1/2017 Fonte: CB Insights a égide dos fundamentos do marketing: conquistar e manter clientes. A proposta do “ensina quem faz” respondeu perfeita- mente às necessidades de uma indústria que buscava profissionais para atender este tipo de mercado. Mas o modelo da indústria 4.0 já está exigindo, inevitavel- mente, novas posturas e parâmetros das atividades de comunicações e marketing. Importante notar que todas essas mudanças e inova- ções foramprevistaspelo ideólogodaRevolução4.0, Klaus Schwab: “A revolução tecnológica vai impactar os proces- sos de produção por meio da tecnologia, das máquinas inteligentes e dos sistemas de gestão automatizados”. Assim, todo umnovomodo de viver, consumir, apren- der e relacionar-se coma sociedade está sendodramatica- mente alterado, criando novos produtos e serviços, bem como a forma de adquirir e fruir esses itens de produção. Do lado da produção, a possibilidade de criar, inovar, lançar novos produtos e serviços, podendo distribuí-los mundialmente emescala geometricamente crescente, a partir de sua própria casa ou escritório emqualquer lugar domundo, abreuma imensa janelaparaempreendedores. Para isso, os novos empreendedores 4.0 dispõem de plataformas que fazemisso, como oWix e Squaredspace: pode-se lançar qualquer ideia e testar no mercado sem saberprogramar,praticamentesemgrandesinvestimentos. AsversõesgratuitasdoHubspotpermitemfazerogeren- ciamentodeclientesdeformaprofissional,eempresascomo o MailchimpouoFacebookpermitemfazer automaçãode marketing, semanecessidadedegrandes recursos, permi- tindoquequalquerprofissional da indústriacriativapossa testar ideias nomercado e conseguir escalar seus clientes deformagratuitaouquasesemcusto.Startupstêmsurgido cadavezmaisdeprogramasabertos( hackatons )queensinam processosde inovaçãoaplicadosa ideiasempreendedoras. Articular estes novos empreendedores — as chamadas startups —numambientede coprodução intelectual eprá- tico é uma das possibilidades que se abremàs universida- des para estar emdia comas demandas da indústria 4.0 e continuar relevanteparaos stakeholders da sociedade edo novo ambiente demarketing. Emmanuel Publio Dias Publicitário, com pós-graduação pela ESPM, atua há mais de 40 anos no mercado publicitário e em consultorias de marketing e política. Decano dos professores da ESPM, mentor e investidor-anjo de startups Fernando Nahat Jardim Formado em comunicação social e mestrando do MPCC pela ESPM-SP. Driver da Le Wagon São Paulo, mentor de Startups e organizador de eventos como o Startup Weekend de Turismo e o Silicon Drinkabout

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx