Revista da ESPM

PANORAMA REVISTA DA ESPM | ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018 20 Alémdisso, deve-se considerar tambémque a maior parte das funções que os jovens dehoje procuramsequer existe. O percentual varia de estudo para estudo, mas avalia-se que dois terços ou mais das profissões que existirão em 2030 ainda não existem hoje. Algumas projeções, como as análises daDell e do Institute for the Future (IFTF), chegama afirmar que 85% das profissões de 2030 ainda não existemhoje. Oquepossibilitamudançasnessaescala, semdúvida, é a tecnologia.Mal começamosaarranharaspossibilidades doquea InteligênciaArtificial temanosoferecereasmais variadas profissões já sentem seus impactos. É claro que tarefasrotineiraserepetitivassãoasprimeirasaseramea- çadaspelaautomatização,masamudançaémaisprofunda eabrangepraticamentetodasasáreasdeatuaçãohumana. Professorespodemsersubstituídosporrobôs,diagnósticos médicospodemsersubstituídosporinteligênciaartificial, advogados, engenheiros, aparentemente não há limites paraatéondea tecnologiapodeavançar. Nesseambiente, o ser humano precisa se redefinir, a fim de manter a sua competitividadeporumperíododevida tambémcadavez mais longo. As crianças de hoje que desenvolvam bons hábitos de vida e tenhamacesso àmedicina diagnóstica epreventivapossuemexpectativadevida, excetuando-se acidentes, que supera os 100 anos, chegando mesmo a 120 ou atémais. Nossos jovens, portanto, têmumenorme desafiopela frente e cabe a nós,mais velhos e que, supos- tamente, temosmaisexperiênciaeconhecimentodascoi- sas, ajudá-los a se posicionar frente a ele. A pergunta básica que temos para fazer, portanto, é a seguinte: que competências uma pessoa deve desenvol- ver paramanter o seu valor como indivíduo e como pro- fissional em um ambiente de mudança acelerada como aquele emque vivemos? As respostas variam, mas todas elas têm um funda- mentocomum: aestradapassapela (re)unificaçãodaarte, da ciência, da tecnologia e do pensamento humanístico emum todo que diferencia o ser humano damáquina. Competências e habilidades para o século 21 Em 2015, a Organização para a Cooperação e Desen- volvimento Econômico (OCDE) publicou um relatório intitulado Skills for progress: the power of social and emo- tional skills . Nesse relatório, a organização alerta para o FIGURA 1 – COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E EMOCIONAIS ESSENCIAIS AO SÉCULO 21 COGNITIVO Capacidade mental de adquirir conhecimento e compreender experiências Interpretar, refletir e extrapolar com base no conhecimento adquirido SOCIOEMOCIONAL Capacidades que (a) se manifestam por meio de padrões de pensamentos, sentimentos e atitudes; (b) podem ser desenvolvidas por meio de experiências de aprendizagem formais e informais e (c) influenciam a vida profissional do indivíduo de forma significativa Conhecimento extrapolado: refletir, racionalizar e conceitualizar Conhecimento adquirido: acessar, extrair e interpretar Capacidades cognitivas básicas: reconhecer padrões, memória e velocidade de processamento Gerenciar as próprias emoções: autoestima, otimismo e confiança Trabalhar com os outros: sociabilidade, respeito, cuidado com os outros Atingimento de metas: perseverança, autocontrole e paixão por concretizar Fonte: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 2015

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