Revista da ESPM

ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018| REVISTADAESPM 21 fato de que competências sociocomportamentais são no mínimo tão relevantes, senãomais, doque competências técnicas e cognitivas para os trabalhadores no século 21. A Figura 1 resume as principais características de cada uma dessas famílias de competências. Doladoesquerdo,constamascompetênciastécnicas(de altonível) e cognitivas que as pessoas precisamdesenvol- ver. É interessante que apalavra “criatividade” não consta dessa relação. Embora o relatóriodaOCDEnão explique a omissão de uma característica que consideramos impor- tante, talvez isso ocorra porque ainda não se tenhamuito conhecimento sobre como a criatividade pode ser desen- volvida. Nesse sentido, a trajetóriadeumexcepcional cria- tivo, como Leonardo da Vinci, pode nos ajudar a compre- endermelhor deque forma issopode ser feito. Voltaremos a essa questão na última seção deste artigo. Do lado direito, são apresentadas as principais compe- tênciashumanasecomportamentaisnecessáriasparauma trajetóriaprofissionalbem-sucedida.Essarelaçãocertamente tem semelhança como que Daniel Goleman define como inteligênciaemocional, no livro Emotional Intelligence:Why it canmatter more than IQ (EditoraBantam, 1995). ParaGoleman,ainteligênciaemocionalabrangetrêsaspec- tos fundamentais: reconhecer, compreender e controlar as própriasemoções;reconhecer,compreendereinfluenciaras emoçõesdosoutros;emoldaroprópriocomportamentoem funçãodasprópriasemoçõesedasdosoutros. PeterDrucker, o guruda administração, tambémsabia dissoenosdeixouumavisãomagistral daessênciada lide- rança. “[O] seu principal desafio, como líder, é dominar a sua própria energia para, então, promover a energia das outras pessoas”, afirmou em At the Heart of Leadership : How To Get Results with Emotional Intelligence , escrito por Joshua Freedman (Six Seconds, 2007). OBancoMundial tambémargumenta a favor da impor- tância das competências humanas e comportamentais. FIGURA 2 – DIRECIONADORES DE MUDANÇA E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AO SÉCULO 21 Fonte: FutureWork Skills 2020 – Institute for the Future, 2011 Social Intelligence Computational Thinking Virtual Collaboration New Media Literacy Trans- disciplinarity Sense- Making Cross Cultural Competency Cognitive Load Management Novel and Adaptive Thinking Design Mindset extreme longevity Increasing global lifespans change the nature of careers and learning Massive increase in sensors and processing power make the world a programmable system computational world rise of smart machines and systems Workplace robotics nudge human workers out of rote, repetitive tasks new media ecology New communication tools require new media litera- cies beyond text globally connected world Increased global interconnectivity puts diversity and adaptability at the center of organizational operations superstructed organizations Social technologies drive new forms of production and value creation What do these six disruptive forces mean for the workers of the next decade? We have identified ten skills that will believe will be critical for success in the workforce. While all six drivers are important in shaping the landscape in which each skill emerges, the color-coding and placement here indicate which drivers have particular relevance to the development of each of the skills. Drivers – disruptive shifts that will reshape the workforce landscape Key skill needed in the future workforce

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