Revista da ESPM
ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018| REVISTADAESPM 23 de inteligência: a criatividade; o que nos leva ao último questionamento deste artigo. Estará faltando alguma coisa? Nofimdaseçãoanterior, foi relembradaa importânciaque Einsteinsempredeuàcriatividadeeà imaginação. Elecer- tamente concordaria comWalter Isaacson sobre a impor- tância de combinar o pensamento analítico ao criativo. ParaEinstein, “osgrandescientistas tambémsãoartistas”, como aponta Alice Calaprice, no livro The Expanded Quo- table Einstein (Editora PrincetonUniversity Press, 2000). Ele tambémconcordariaquantoà importânciadeoutra característica que, embora não apareça nosmodelos des- critos há pouco, também, emnossa opinião,merece lugar dedestaqueentreosatributosquediferenciamfundamen- talmenteoser humanodamáquina: a curiosidade. Afinal, como Albert Einstein costumava dizer: “O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão para existir. Não podemos deixar de nos maravi- lhar ao contemplar os mistérios da eternidade, da vida, damaravilhosa estrutura da realidade. Basta que se tente apenas compreender um pouco desse mistério todos os dias. Nunca perca sua curiosidade”. Para Einstein, a curiosidade era tão fundamental que ele declarou que não tinha talentos especiais, a não ser pelo fato de ser apaixonadamente curioso. Isaac- son diz o mesmo a respeito de Leonardo da Vinci. Uma das características mais fortes em sua personalidade era a curiosidade. Para Isaacson, Leonardo era “selva- gemente criativo, apaixonadamente curioso e criativo emmúltiplas disciplinas”. Brian Grazer, importante produtor cinematográfico norte-americanoque fez sua carreira emHollywood, tam- bématribui todo o seu sucesso à curiosidade. Produtor de aproximadamente60filmes—como Splash, uma sereia em minha vida , OCódigoDaVinci , Apollo 13 , entreoutros—, ele diz que cedo percebeu o valor da curiosidade, uma curio- sidade que não tinha limites. Grazer procurava conhecer tudo o que pudesse sobre os assuntos e as pessoas mais variados. Emseu livro UmaMente Curiosa (Citadel, 2016), eledescrevede formadivertida, por exemplo, o seuhábito demanter conversas de curiosidade compessoas de per- sonalidades, estilos e perfis completamente diferentes — deSteve Jobs eBarackObamaaBeyoncéeprincesaDiana. Para Grazer, a conexão entre curiosidade e criativi- dade é bastante evidente: “Boas narrativas requerem criatividade e originalidade, uma centelha real de ins- piração. De onde vem essa centelha? Eu acredito que a curiosidade seja a fagulha que incendeia a inspiração e a criatividade”, descreve ele em Uma Mente Curiosa . APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO (OS 4 CS) * LETRAMENTO DIGITAL CARREIRA E VIDA Pensamento crítico e solução de problemas Letramento informacional Flexibilidade e adaptabilidade Criatividade e inovação Letramento emmídia Iniciativa e autodirecionamento Comunicação Letramento em tecnologias de informação e comunicação (TICs) Interação social emulticultural Colaboração Produtividade e senso de responsabilidade Liderança * Do inglês: (1) Critical thinking and problemsolving , (2) Creativity and innovation , (3) Communication e (4) Collaboration . Fonte: Framework Definitions – Partnership for 21st Century Learning, 2015 TABELA 1 – COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AO TRABALHO E NA VIDA NO SÉCULO 21
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx