Revista da ESPM

ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018| REVISTADAESPM 29 a gestão demarketing das empresas, visto que os hábitos dos consumidores são cada vezmaismonitorados digital- mente, permitindo insights para novos produtos e servi- ços, mudanças nos processos de negócio emais geração de valor aos clientes e demais stakeholders . Entre tantas empresas, o caso da Amazon exemplifica bem a otimi- zação de processos de entrega baseados em algoritmos que calculam a probabilidade de demanda por região e com isso direcionam ofertas personalizadas. Para pôr em prática toda essa convergência, a estru- tura pedagógica da ESPMconta comprojetos integrados (Figura 1), que assumempapel estratégico na interlocu- ção entre as áreas. Também capacitam os estudantes com conhecimentos e competências que transitam a partir da interdisciplinaridade e privilegiam experiên- cias laboratoriais e empresariais, visitas técnicas para o desenvolvimento de projetos e utilização de estúdios e recursos de áudio e vídeo. Ademais, proporcionamuma análise sofisticada de bases de dados e oferecem cer- tificações correspondentes às exigências do mercado. Simultaneamente, os projetos integrados favorecem o ambiente para o caráter reflexivo e o pensamento crí- tico também debatido pelas ciências humanas. Tanto no que diz respeito às relações internas das organizações (gestão de pessoas) quanto nas relações externas, o conhecimento sobre o relacionamento humano faz a diferença. Em pesquisa realizada junto às empresas contratantes e os egressos da ESPM, apu- ramos que, além das habilidades técnicas, os proces- sos seletivos e contratações valorizam a identificação de competências pessoais e relacionais. Desenvoltura pessoal, interculturalidade, capacidade de argumen- tação e expressão, assim como equilíbrio socioemo- cional ganham destaque, aspectos corroborados pelos estudos recentes feitos pela Harvard Business Review . A própria gestão de marketing requer um conhecimento profundo sobre o comportamento humano e de con- sumo. A dimensão humana não é um empecilho a ser extraído dos processos administrativos. Antes disto, ela é a condição e o ambiente dentro do qual operamos. Gerir e empreender são, mais do que abrir umnegócio, uma atitude ante o mundo; e criar e inovar dependem de condições de confiança e desafios mercadológicos. Segundo Claudio Raupp, presidente da HP Brasil, “vão se destacar os profissionais que entregarem o que as máquinas não conseguem: análises e questionamentos”. QUADRO 1 – COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR Propor e incorporar soluções inovadoras , viáveis e eficazes, na resolução de problemas e ativação de oportunidades em contextos sociais e organizacionais ( produtivos, administrativos, mercadológicos, tecnológicos, econômico-financeiros e humanos ), tanto no âmbito nacional quanto internacional. Criar, comunicar e entregar valor para clientes, buscando soluções estratégicas e inovadoras que beneficiem organizações e seus principais stakeholders . Possuir visão integrada e estratégica sobre organizações , produtos e serviços, recursos, capacidades e competências , considerando suas interfaces com o meio externo (mercado e concorrentes). Realizar análises fundamentadas para apoio ao processo decisório, sabendo modelar e interpretar problemas e situações organizacionais , compreendendo e lidando com a complexidade do problema e da organização/ambiente. Implantar ações mercadológicas, operacionais e econômico-financeiras que maximizem resultados, engajando-se em procedimentos voltados à qualidade, produtividade, lucratividade e sustentabilidade das organizações . Conduzir ações respeitando princípios e valores de todos os envolvidos com a organização, comprometendo-se com uma gestão socioambiental responsável . Comprometer-se e buscar o envolvimento do grupo, comunicando-se de forma efetiva e profissional, gerenciando conflitos e negociando trade-offs organizacionais, tanto na dimensão interpessoal quanto na intergrupal . Fonte: Diretriz Nacional Curricular Fonte: autoria própria 2018 FIGURA 1 – ÁREAS DE CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO, PROJETOS INTEGRADOS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GESTÃO FINANÇAS CIÊNCIAS HUMANAS METODOLOGIAS DEENSINOE APRENDIZAGEM ATIVAS EXPERIÊNCIAS LABORATORIAIS EXPERIÊNCIAS EMPRESARIAIS MARKETING ECONOMIA MÉTODOS QUANTITATIVOS PROJETOS INTEGRADOS COMPETÊNCIAS PROJETOS INTEGRADOS COMPETÊNCIAS

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