Revista da ESPM

ABRIL/MAIO/JUNHODE 2018| REVISTADAESPM 31 podemser aplicadosnasestratégiasdemarketing. Os consumidores estão cada vezmais seletivos e cons- cientesnahoradecomprar. Reduzirotempodedesenvolvi- mentodeprodutoseserviçoséumdesafioqueosprocessos operacionais procuramenfrentar para diminuir custos e, consequentemente, o lead time de produção, deixando os produtos mais competitivos. A diferenciação de custos é umcomponente do posicionamento estratégico e as orga- nizações procuram, incessantemente, reduzir tudo o que não agrega valor a umproduto. Os processos da cadeia de suprimentos (dispersos pelomundo e/ou compartilhados entre países e grupos empresariais) devem ser racionali- zados comesta finalidade, propiciando, assim, políticas e estratégiasdepreçosdiferenciadasparaomercado.Entreo “tradicional eodigital”, pesquisadoMITSloanofManage- mentcom400empresasrevelaqueelasestãousandotecno- logias comomídiasocial, dispositivosmóveis, analíticose outrosdispositivos incorporadosemprogramasdegestão, marketingefinançasparamudaroengajamentodocliente, asoperaçõesinternaseatémesmoosmodelosdenegócios. Concomitantemente, a “vantagem digital” aplicada nas finanças permite realizar diagnósticos de previsões de vendas, orçamentos e estimativas de retornos sobre os planos demarketing. Capacita a aplicação de conceitos de contabilidade e finanças no desenvolvimento do pla- nejamento e controle financeiro do negócio, avaliando os riscos de mercado por meio da utilização de ferramentas financeiras para a tomada de decisão empresarial. Todas as atividades empresariais demandam saídas de fluxo de caixa que vislumbrama obtenção de retornos adequados. Emumcontextomarcado por crises e instabilidades eco- nômicas e financeiras, ter domínio de medidas de lucra- tividade, rentabilidade e criação de valor para o acionista proporcionará ao administrador empreendedor o estabe- lecimento adequado de premissas que servirão de inputs para a projeção dos resultados esperados decorrentes das decisões financeiras de investimentos e financiamentos de seus negócios. O profissional da gestão de marketing comsólidoconhecimentofinanceiro temcapacidadepara executarumplanejamentomaisconsistente, encontrando o ponto de equilíbrio dos investimentos necessários para atingirasestratégiasmercadológicas.SegundooMITSloan ofManagement,algumasempresassãochamadasde“Digi- rati”etêmmaturidadenãoapenasparaconstruirinovações digitais, mas também para impulsionar a transformação financeira emtoda a empresa. ANike construiuumadivi- são digital chamada Nike Digital Sport para coordenar e estender as atividades bem-sucedidas que havia constru- ído separadamente emmídias sociais, design de produto, fabricação sob encomenda e outras áreas. Afinal, conforme atesta Schwab, de tempos emtempos surgeum“novo”movimentoque impacta todaasociedade. Diferenciando-senomercado, a gestão4.0 incorpora cada vez mais a transformação digital e a tecnologia entre as principais áreas de conhecimento no campo de estudos emadministração, incluindo iniciativasdedupla titulação nacional e internacional. Visa contribuir para que aESPM siga comoumcentrode excelênciana geraçãode conheci- mentosenodesenvolvimentodecompetênciasnecessárias paraocrescimentodosnegóciosqueenvolvamagestãode marketing, a “mentalidade empreendedora” e a inovação. Marcelo Zorovich Coordenador do curso de administração da ESPM-SP *AgradecimentoespecialaoprofessorFranciscoGraciosoeatodososdocentes docursodeadministraçãodaESPM.Emparticular,aosprofessoresAngelaCristina Leite,ClaudioLuisCruzdeOliveira,ErikaCamilaBuzoMartins,LuisAntonio Volpato,MarceloChiavonePontes,OrlandoAssunçãoFernandes,OswaldoPelaes Filho,PedroLuizRibeirodeSanti,PlinioJoãodeSousaeRodrigoE.Tafner GRÁFICO 2 – PRINCIPAIS SETORES E SEGMENTOS DE ATUAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA ESPM (EM%) Mineração Internet/Digital Veículos de Comunicação Business Intelligence Agências de Promoção E-commerce TI e Telecom Química e Petroquímica Eventos e Promoção Plástico e Borracha Eletroeletrônicos Orgãos governamentais Automotivo/Autoindústria Outros Serviços médicos e Saúde Educação e ensino Higiene e Beleza Têxtil, Couro e Vestuário Agência de Publicidade Farmacêutico e Cosméticos Assessoria, Consultoria e Pesquisa Transporte e Logística Alimentos e Bebidas Comércio Varejista Bancos, Instituições Financeiras e Corretoras de valores 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 3% 3% 3% 3% 5% 5% 5% 7% 8% 10% 15% 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 16% 7% 7% Fonte: CintegraESPM–Pesquisa realizada comegressos em2017-1

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